Nova política industrial não impressiona UBS BB, governo federal deve rever estratégia para impulsionar o PIB e exportações.
Segundo análise do UBS BB, a nova política industrial divulgada pelo governo federal tem gerado muita discussão, mas com impacto limitado. O plano de industrialização, que prevê o financiamento de R$300 bilhões até 2026, é visto como uma medida de estímulo ao setor, representando cerca de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com relatório do banco.
A implementação de uma política industrial eficaz é fundamental para impulsionar a economia do país. A nova política industrial, aliada a estratégias de fomento e incentivo à produção nacional, é um passo importante nesse sentido. O plano de industrialização do governo deve ser acompanhado de perto para avaliar seu real impacto e eficácia.
Uma nova perspectiva sobre a política industrial
‘O documento recente ressaltou diferentes fontes de financiamento para o plano de industrialização, mas grande parte do valor está contido no orçamento atual do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)’, aponta o relatório. A análise destaca que não há influxo de dinheiro realmente novo. O intuito é financiar exportações, impulsionar a produtividade e investir em áreas como produção farmacêutica, mobilidade, infraestrutura e inovação.
O cenário atual da política industrial
‘Não estamos prevendo um impacto significativo do plano a curto prazo, principalmente devido à falta de intenção do Tesouro em fornecer mais financiamento ao BNDES. É notável que o financiamento do BNDES como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu de cerca de 10% em meados da década de 2010 para cerca de 3,5-4,0% atualmente’, destaca o UBS.
A posição do governo federal e o papel do BNDES
O banco ainda relembra que o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, afirmou que o Tesouro não pretende alocar mais recursos ao BNDES para financiar a nova política industrial. Esta postura reforça a necessidade de buscar novas formas de financiamento para impulsionar o setor industrial do país.
Desafios e oportunidades para a política industrial
É fundamental encontrar alternativas viáveis para garantir o financiamento de iniciativas que impulsionem o desenvolvimento industrial. Além disso, é crucial acompanhar os indicadores fundamentalistas para avaliar o impacto das políticas adotadas. A inovação e a infraestrutura também desempenham um papel crucial nesse cenário, contribuindo para a manutenção do crescimento das exportações e do Produto Interno Bruto do país.
Fonte: © BR Investing
Comentários sobre este artigo