Polícia dispara mangueira contra manifestantes. Reunião com líderes do bloco europeu discute ampliar ajuda financeira à Ucrânia.
O Parlamento Europeu, em Bruxelas, foi palco de mais uma onda de protestos durante a madrugada de quarta para quinta-feira, com manifestantes ateando fogo em pneus e jogando ovos em frente ao edifício. Além disso, quase mil tratores bloquearam as avenidas da região, em um dos maiores atos de descontentamento dos agricultores em relação às políticas do bloco europeu.
Essas mobilizações representam a insatisfação de diversos setores da sociedade perante as decisões políticas. É importante que o governo esteja atento e aberto ao diálogo para lidar com as demandas dos protestos e encontrar soluções para as insatisfações.
Protestos de Produtores Agrícolas Abalam o Bloco Europeu
A polícia da UE se viu obrigada a usar uma mangueira para dispersar os manifestantes que ocupavam as ruas no dia em que será realizada uma reunião com a presença de todos os líderes do bloco europeu, a fim de discutir a ampliação da ajuda financeira à Ucrânia.
O principal objetivo é tentar encontrar uma maneira de reforçar o apoio financeiro ao país. O tema dos agricultores que esperam que o bloco europeu avalie um afrouxamento das regras que regem as políticas agrícolas do país, visando melhorar as condições de produção não deve ser abordado durante o encontro dos chefes de Estado e de Governo dos 27 países da UE.
Vários países do bloco foram atingidos na última semana por grandes protestos de produtores agrícolas. Na França, por exemplo, a polícia anunciou a detenção de 106 manifestantes até quarta-feira. Os protestos também ocorreram na Alemanha, Polônia, Romênia, Bélgica e Itália.
Há a expectativa de que as manifestações também cheguem à Espanha, uma vez que o sindicato de agricultores anunciou que irá aderir às manifestações.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo