Ator americano é acusado em tribunal do Novo México por disparo em faroeste. Primeira audiência do processo judicial em Santa Fé revela novos fatos.
Alec Baldwin, conhecido ator americano, negou ser culpado da acusação de homicídio involuntário relacionada à trágica morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as filmagens do filme ‘Rust’ no ano passado.
O incidente, que chocou a indústria do cinema, envolveu um disparo acidental que resultou na morte da ator famoso Halyna Hutchins. Alec Baldwin será julgado por sua suposta responsabilidade no trágico acontecimento.
Alec Baldwin: ator famoso enfrenta acusação pelo disparo acidental no set de filmagem
Baldwin apresentou sua declaração por escrito a um tribunal do Novo México, onde tramita o processo judicial, que o ator americano enfrenta pelo disparo que atingiu sua colega durante um ensaio do longa de faroeste que ele protagonizava. Este caso tem gerado grande repercussão na indústria do cinema, devido à gravidade dos acontecimentos.
No mesmo documento, o ator de 65 anos abriu mão de comparecer formalmente perante a corte, portanto, não será realizada a primeira audiência do caso, que estava prevista para esta quinta-feira, 1º de fevereiro. Como além de ator, Baldwin atua como produtor do filme, as repercussões legais desses eventos estão abalando a carreira do renomado artista.
Ele empunhava uma arma Colt .45, em 21 de outubro de 2021, no rancho Bonanza Creek, próxima à cidade de Santa Fé, quando um tiro atingiu fatalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor de produção, Joel Souza. O uso negligente de arma de fogo no set de filmagem trouxe à tona questões sobre as práticas de segurança e responsabilidade dos profissionais do ramo cinematográfico.
O ator já havia sido acusado há um ano por esse caso, no entanto, a promotoria retirou as acusações em abril, alegando que haviam surgido ‘novos fatos‘ que exigiam ‘mais investigação e análise forense’. Estas reviravoltas nas acusações trazem à tona preocupações sobre a capacidade das autoridades para conduzir este processo judicial de forma justa e precisa.
No entanto, os especialistas forenses contratados pela promotoria chegaram à conclusão de que ele teve que exercer certa pressão no gatilho para que a arma disparasse. A análise forense e os detalhes sobre a pressão no gatilho se tornaram temas centrais no processo, à medida que a causa provável de disparo acidental é examinada minuciosamente.
Alec Baldwin: pressão no gatilho e a acusação de uso negligente de arma de fogo
No mês passado, um grande júri concluiu que havia ‘causa provável’ contra Baldwin, seja por uso negligente de uma arma de fogo, seja por falta de precaução, o que resultou na nova acusação. Este desenrolar dos acontecimentos lançou uma luz sobre a responsabilidade dos atores e produtores em assegurar a segurança no set de filmagem, bem como as implicações legais do manuseio de armas de fogo durante a produção de filmes.
Nos Estados Unidos, um grande júri é um grupo de cidadãos convocado para avaliar as evidências e decidir se há indícios suficientes para justificar levar alguém a julgamento. O processo legal que envolve os desdobramentos do disparo acidental no rancho Bonanza Creek continua a despertar interesse público e alimentar debates sobre a responsabilidade individual e coletiva no uso de armas de fogo.
Se considerado culpado, Alec Baldwin pode receber uma pena de até 18 meses de prisão. Os desdobramentos da acusação e o impacto na carreira e reputação de Baldwin permanecem como temas de grande interesse e especulação no mundo do entretenimento. © Agence France-Presse
Fonte: © Jornal De Brasília
Comentários sobre este artigo