Apple estenderá contrato para uso de modems 5G Snapdragon até 2027, rumores de problemas em solução própria reforçados.
Na última apresentação de resultados da empresa, a Qualcomm anunciou que a Apple renovou o acordo de aquisição de modems Snapdragon 5G, planejando utilizá-los nos iPhones até 2027. Essa parceria estratégica promete impulsionar a expansão da tecnologia 5G e oferecer uma experiência mais avançada para os usuários.
O modem 5G é um componente crucial para a transmissão de dados em alta velocidade, permitindo que dispositivos móveis tenham acesso à rede de quinta geração. Com a crescente demanda por conectividade rápida e eficiente, a inclusão do chip 5G nos equipamentos garante uma experiência mais fluida e satisfatória para os usuários, conectando-os de forma mais rápida e estável. A adoção generalizada do modem 5G e de outros componentes de transmissão de sinal de celular 5G é fundamental para o avanço da tecnologia móvel e para impulsionar a era da conectividade total.
Rumores sobre problemas no desenvolvimento de um modem 5G próprio da Apple
A notícia reforça especulações sobre possíveis problemas que a gigante de Cupertino estaria enfrentando no desenvolvimento de um modem 5G proprietário, projeto que está há anos em desenvolvimento com a intenção de levar o sucesso do Apple Silicon a mais componentes.
- A produção do iPhone pode cair em 15% com a concorrência da IA
- O Snapdragon 8 Gen 3 seria 25% mais caro que o antecessor
Além de resultados extremamente positivos para a marca, a conferência da Qualcomm trouxe informações interessantes, sendo a extensão do contrato com a Apple uma das que mais chama atenção.
Expectativas em torno da solução de problemas no modem 5G
As gigantes encerraram em 2019 uma batalha judicial complexa em torno de tecnologias de conectividade, resultando no contrato que hoje traz modems Snapdragon 5G aos iPhones, mas não é novidade que a Maçã se movimenta para tentar desenvolver uma solução própria que a permita encerrar a compra de produtos de outras empresas.
Os esforços envolveram a compra da divisão de modems da Intel também em 2019, e tinham previsão de serem concretizados agora, em 2024, para o iPhone 16, mas foram envoltos por inúmeras especulações que apontaram para problemas e eventuais atrasos.
Consequências da extensão do contrato com a Qualcomm
Com a extensão do contrato anunciada pela Qualcomm, entende-se que essa solução tenha sido atrasada novamente, ainda que a Apple não deva comentar o caso. ‘A Apple exerceu sua opção unilateral para estender seu acordo de licenciamento global de patentes por mais dois anos, levando o acordo existente até março de 2027′, revelou o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon.
Previsões em relação à tecnologia 5G da Apple
Podemos esperar que soluções Snapdragon equipem os smartphones da gigante de Cupertino até pelo menos o iPhone 18, previsto para estrear em setembro de 2026. Se por um lado a informação sugere que a Maçã pode ter planos de lançar seu modem próprio em 2027, com o iPhone 19, por outro, trata-se de um reforço que a companhia está tendo problemas no desenvolvimento da tecnologia.
Rumores sobre problemas no desempenho e eficiência do modem 5G da Apple
Os rumores indicavam que o componente estaria superaquecendo, sem conseguir atingir o desempenho e a eficiência que os chips da Qualcomm já oferecem, o que demonstra que a Apple está considerando abandonar a iniciativa. Seja como for, diante da falta de comentários e esclarecimentos da gigante, vai ser preciso aguardar e observar para sabermos qual será a estratégia adotada pela Maçã.
Samsung estende uso do Snapdragon for Galaxy
Paralelo a isso, citando parcerias, Cristiano Amon confirmou a extensão do acordo com a Samsung para o desenvolvimento de versões customizadas dos chips premium Snapdragon 8 para a família de smartphones Galaxy.
O contrato foi fechado inicialmente em 2022 e viu sua estreia ocorrer com a linha Galaxy S23, na forma do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy.Neste ano, apesar de dividir as atenções com o Exynos 2400, o Snapdragon 8 Gen 3 também recebeu uma versão ‘for Galaxy’, usada globalmente no Galaxy S24 Ultra e em países específicos nos Galaxy S24 e S24 Plus.
Sabia-se que a parceria original seria válida por ‘múltiplos anos’, e agora com a extensão, que começa a valer em 2024, esse tempo aumenta, apesar de ainda não haver um prazo específico divulgado publicamente.
Fonte: © CanalTec
Comentários sobre este artigo