Navio mercante atingido por explosão próximo a Aden, Iêmen, diz empresa de segurança marítima.
Um navio mercante sofreu danos após ser atingido por um míssil perto da costa do Iêmen, de acordo com informações divulgadas pela Ambrey, empresa de segurança marítima, na manhã desta quinta-feira (1º, noite de quarta em Brasília). Segundo relatos, a embarcação foi atingida durante sua rota ao sudoeste de Aden, no Iêmen, resultando em uma explosão a bordo.
A empresa de segurança marítima, Ambrey, divulgou que um navio mercante foi alvo de um ataque próximo à costa do Iêmen, resultando em sérios danos à embarcação de carga. O incidente ocorreu durante a navegação do navio comercial ao sudoeste de Aden, no Iêmen, ocasionando uma explosão a bordo da navio de carga.
Nova Explosão em Navio Mercante
Este incidente ocorre após uma série de ataques a navios mercantes realizados pelos rebeldes houthis do Iêmen, aliados do Irã, no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, em ‘solidariedade’ com Gaza.
Outros incidentes
- No dia 26, os houthis disseram que suas forças navais atacaram e incendiaram ‘o navio petroleiro britânico Marlin Luanda’.
- No dia 15, eles dispararam mísseis contra navios americanos.
Mar Vermelho e Israel
Desde novembro, os rebeldes realizam ataques contra navios de carga que passam pelo Mar Vermelho em protesto à guerra de Israel contra o Hamas, um de seus aliados, na Faixa de Gaza.
Em dezembro, por exemplo, uma embarcação norueguesa foi atacada por um míssil, na costa do Iêmen. O grupo prometeu continuar os ataques até que Israel interrompa o conflito em Gaza e alertaram que atacariam navios comerciais dos EUA se o próprio grupo de milícia fosse alvo.
O Mar Vermelho é um canal entre a Península Arábica e o continente africano — em um ponto, no Estreito de Babelmândebe, a distância entre os dois continentes é de apenas 30 quilômetros de mar. O Iêmen fica em uma das pontas do estreito.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo