Relatório do Congresso dos EUA aponta falhas de design e acobertamento na Boeing.
As complicações da Boeing com um de seus modelos parecem estar longe de uma solução. Um fornecedor da empresa teria causado um problema na perfuração de dois buracos na fuselagem das aeronaves do tipo 737 MAX.
A Boeing, fabricante de aeronaves, está enfrentando desafios significativos com a série 737 MAX. A empresa está lidando com as consequências das falhas de fornecedores e trabalhando para retomar a confiança do mercado.
Boeing enfrenta problemas na fabricação de aeronaves
Essas perfurações teriam sido realizadas fora dos padrões da própria empresa de aviação, fabricante de aeronaves. O defeito foi constatado em 50 aeronaves que ainda não foram entregues ao mercado. Bastante popular na aviação comercial, o 737 MAX ganhou destaque no noticiário ao ver um modelo ver uma peça de fuselagem se desprender em pleno voo nos Estados Unidos no início de janeiro, causando um rombo e pouso de emergência. O acidente não teve vítimas e levou à suspensão por três semanas do modelo 737 Max 9 pela agência americana reguladora.
Empresa fornecedora da Boeing apresenta falhas na fuselagem
A fornecedora Spirit Aerosystems, a mesma do problema dos buracos na fuselagem, apresentou falhas semelhantes no ano passado, com problemas na perfuração de centenas de buracos na fuselagem – mais precisamente na barreira que sela os fundos da aeronave. Antes, no início de 2023, a Spirit Aerosystems também foi responsabilizada por problemas na cauda de quase 170 novas aeronaves 737 MAX – na conexão entre a fuselagem e a barbatana, conhecida como estabilizador vertical.
Boeing enfrenta acusações de acobertamento nos acidentes anteriores
Já entre 2018 e 2019, o 737 MAX 8 registrou dois acidentes em um intervalo de seis meses. Os episódios, na Indonésia e na África do Sul, deixaram 346 mortos, entre passageiros e tripulantes. Em 2020, um relatório do Congresso dos EUA apontou ‘falhas de design e uma cultura de acobertamento’ na Boeing.
Fonte: © Exame.
Comentários sobre este artigo