© 2023: Levantamento semanal mostra avanço no plantio e progresso da safra de oleaginosa e milho verão.
A colheita da safra brasileira de soja está em pleno andamento, com 8,6% da área plantada já colhida até o último sábado, 27. Os números foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu levantamento semanal de progresso de colheita. Esse avanço representa um aumento de 3,4 pontos percentuais em comparação ao ano anterior e de 3,9 pontos percentuais em apenas uma semana.
A retirada dos grãos das lavouras tem se mostrado eficiente, resultado da semeadura realizada no início do ano. A expectativa é de uma colheita abundante, impulsionando a economia do país. Com a proximidade do fim do período de colheita, os agricultores estão otimistas com os resultados obtidos até o momento, indicando uma safra promissora para o setor agrícola.
Colheita avançada em 10 Estados
Dez Estados do Brasil já estão realizando a colheita da oleaginosa. É o Mato Grosso que lidera, com 18,9% de área colhida. O plantio ainda não foi concluído, mas já alcançou 99,4% da área estimada. Esses são dados do levantamento semanal do progresso de safra. O avanço foi de 0,3 ponto porcentual em relação ao último levantamento, mas ainda há um pequeno atraso em comparação ao ano anterior.
Cultivo de milho verão e safra de algodão também em destaque
Além da colheita da oleaginosa, o cultivo de milho verão já atingia 92,4% da área estimada para o Brasil no sábado. No entanto, houve um atraso de 5,4 pontos porcentuais em relação à temporada passada. Já a safra de algodão 2023/24 teve 77% da área prevista semeada, sendo Piauí e Mato Grosso os estados com os trabalhos de campo mais avançados, com 90% e 75,2% das lavouras, respectivamente.
Colheita da primeira safra de milho e plantio da segunda safra em andamento
Na primeira safra de milho, 10,4% da área plantada no País já foi colhida, um avanço de 1,8 ponto porcentual na última semana. Por fim, o plantio da segunda safra de milho atingia 10,3% da área prevista no sábado, um avanço de 5,3 pontos porcentuais na semana.
Lavouras de feijão e arroz também em destaque
O plantio das lavouras de feijão da safra 2023/24 alcançou 85,2% da área, um avanço de 5 pontos porcentuais em uma semana. Já a semeadura das lavouras de arroz 2023/24 alcançava 97,7% da área prevista no País, com avanço de 2,1 pontos porcentuais na última semana. Por fim, as lavouras de arroz já começam a ser colhidas, com 1,7% da área retirada, sendo Santa Catarina e Tocantins os Estados mais avançados na retirada do cereal do campo.
Conab divulga detalhes da colheita e do plantio das lavouras
Conab ainda destacou que o plantio da segunda safra 2023/24 de milho e a safra de algodão vão bem. Já a semeadura das lavouras de feijão e de arroz estão em andamento, com ligeiro atraso em relação às safras anteriores. A colheita de feijão alcançou 28,1% da área semeada no País, um avanço de 2,4 pontos porcentuais mais que há uma semana e 3,8 pontos porcentuais à frente de igual período da temporada passada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE A Conab informou, ainda, que o plantio das lavouras de feijão da safra 2023/24 alcançou 85,2% da área, avanço de 5 pontos porcentuais na semana, mas atraso de 14,8 pontos porcentuais ante igual período do ano passado, quando a semeadura já estava concluída.
Bahia (88,6%) e Piauí (50%) ainda implantam as lavouras do grão, enquanto a colheita de feijão 2023/24 alcançou 28,1% da área semeada no País, 2,4 pontos porcentuais mais que há uma semana e 3,8 pontos porcentuais à frente de igual período da temporada passada.
Fonte: © Jornal De Brasília
Comentários sobre este artigo