Incêndios florestais ativos cobriram 35 hectares na região de Valparaíso, com nove regiões evacuadas sob alerta vermelho. Senapred e autoridades estão no local.
Os recentes incêndios florestais no Chile resultaram na trágica morte de pelo menos 10 pessoas, de acordo com as autoridades locais. A fumaça densa dos incêndios cobriu as regiões de Valparaíso e Viña del Mar na última sexta-feira (2), causando grande devastação na área afetada.
O país está enfrentando uma situação crítica devido às queimadas, fogos florestais e chamas que se alastram descontroladamente. A destruição causada pelos incêndios florestais é alarmante e requer atenção imediata para conter a propagação das chamas e proteger a vida humana e a natureza.
Incêndios florestais ativos preocupam as autoridades do país
De acordo com o último relatório divulgado pelo Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), os incêndios florestais ativos cobriram uma área de 35 hectares na região de Valparaíso, espalhando-se também pela Reserva Nacional Lago Peñuelas. Os incêndios tiveram um impacto significativo, chegando a interromper o tráfego de veículos em diversas rodovias da área.
Aproximadamente nove regiões na área foram evacuadas em uma operação coordenada com a Corporação Nacional Florestal (Conaf) e a Delegação Presidencial Regional de Valparaíso. Diante da gravidade da situação, o Senapred declarou alerta vermelho para as províncias de Marga Marga e Valparaíso, devido aos incêndios florestais ativos desde quinta-feira (1º).
As equipes de bombeiros e de polícia, juntamente com aviões-tanque e helicópteros, estão mobilizadas na área para tentar controlar as chamas que consomem a vegetação. A situação foi agravada pela onda de calor que atingiu a região central do país, incluindo Santiago, com temperaturas atingindo os 39 ºC. Em um zoológico de Santiago, os animais receberam picolés especiais como forma de se refrescarem.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo