Foi divulgado o edital do primeiro Enam, criado pelo CNJ para uniformizar o nível de conhecimento de magistrados e reduzir desigualdades na prestação jurisdicional. Novas informações estão disponíveis.
O Exame Nacional da Magistratura, também conhecido como Enam, teve seu edital publicado nesta quarta-feira (1º/2) pelo Conselho Nacional de Justiça.
O certame para ingresso na magistratura, denominado Exame Nacional da Magistratura, terá suas inscrições abertas a partir de amanhã.
Exame Nacional da Magistratura: Inscrições e Novas Informações
O site com novas informações sobre o certame também foi disponibilizado. As inscrições para o exame vão de 7 de fevereiro a 7 de março As inscrições para o exame vão de 7 de fevereiro a 7 de março.
De caráter eliminatório e não classificatório, a habilitação passa a ser obrigatória e pré-requisito para pessoas que pretendem concorrer a concursos para magistratura promovidos por tribunais regionais federais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos Territórios.
A prova será aplicada em 14 de abril e terá 80 questões que avaliarão o conhecimento em direito constitucional, direito administrativo, noções gerais do direito e formação humanística, direitos humanos, direito processual civil, direito civil, direito empresarial e direito penal.
Para o presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, o Exame Nacional traz mais eficiência e transparência para o Judiciário. ‘Como o Judiciário não tem tropas nem imprime dinheiro, sua única força é moral, por simbolizar o bem e a justiça.
Por isso, a importância de uniformizar o nível de conhecimento dos magistrados, aferir melhor as vocações e eliminar quaisquer insinuações de favorecimentos que, justa ou injustamente, apareçam aqui e ali’, destacou.
O diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Mauro Campbell Marques, destaca o Exame como mais um passo no aprimoramento do Judiciário, ressaltando que cada vez mais é necessário que juízas e juízes estejam preparados para enfrentar os desafios da nossa sociedade e as desigualdades de um país do tamanho do Brasil. A Enfam organiza o exame.
‘Magistradas e magistrados vocacionados e que prezem por valores humanísticos são indispensáveis para o nosso país. O nosso ideal é uma prestação jurisdicional mais efetiva para a sociedade e eu tenho a certeza de que o ENAM é um passo importante para tornar a magistratura cada vez mais sintonizada às necessidades do povo brasileiro’, disse.
O edital completo, além de informações e detalhes sobre período de inscrições, conteúdo e realização das provas estão disponíveis no site do ENAM.
Exame Nacional da Magistratura: Objetivos do ENAM
Criado seguindo as determinações da Resolução 531, de 14 de novembro de 2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o objetivo do ENAM é assegurar que os processos seletivos para a magistratura valorizem o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação das candidatas e dos candidatos. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.
‘
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo