Inscrições para a OBMEP 2023 já estão abertas para alunos do 6º ano de escolas públicas e privadas. Deadline: 15/03.
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) está com as inscrições abertas para a edição de 2023. Escolas públicas e privadas têm até o dia 15 de março para realizar o cadastro no site www.obmep.org.br e garantir a participação nesse evento que promove a matemática no Brasil.
A OBMEP, promovida pela Instituição de Matemática Pura e Aplicada, é a maior competição científica do país e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. As inscrições podem ser feitas online no site oficial da instituição, até o dia 15 de março. Não perca a chance de participar e mostrar todo o seu potencial em matemática!
Olimpíada Brasileira de Matemática
Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada é voltada para estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio de escolas municipais, estaduais, federais e privadas.
OBMEP e a Secretaria de Educação
Em Alagoas, a competição é organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino.
Edição 2023 e Premiações
Este ano, as provas da primeira fase acontecem no dia 04 de junho, enquanto as da segunda etapa serão em 19 de outubro. A lista com os estudantes, professores, escolas e secretarias de Educação premiadas será divulgada em 20 de dezembro.
Desempenho das Escolas Estaduais
Em 2023, a rede estadual de ensino de Alagoas teve seu melhor desempenho na história da OBMEP e conquistou, pela primeira vez, quatro medalhas de ouro na etapa nacional da competição, somando, ao todo, 22 medalhas.
Quantidade de Premiações na Edição 2023
Adicionadas as medalhas das escolas municipais, privadas e do Ifal, o número de medalhistas de Alagoas na etapa nacional da OBMEP 2023 passa para 75 – 6 ouros, 17 pratas e 52 bronzes. A rede estadual teve ainda seis professores e quatro escolas premiadas.
Premiações Regionais e Cerimônia de Premiação
Por outro lado, na edição 2023, a olimpíada também aumentou o quantitativo de premiações: além das 650 medalhas de ouro, 1950 de prata e 5850 bronzes que serão distribuídos nacionalmente, a OBMEP também vai entregar mais 20,5 mil medalhas para as premiações regionais que contemplarão os estudantes com os melhores desempenhos de cada estado.
Premiados e Cerimônia de Premiação
Em dezembro do ano passado, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, recebeu um grupo de medalhistas no gabinete Seduc, no Cepa. Na ocasião, ela destacou o orgulho pelo resultado alcançado pelos estudantes e parabenizou também os professores que incentivaram os seus alunos a participarem da olimpíada. Premiados Estudantes medalhistas Ouro 1.
Lista dos Estudantes Premiados
Isac Vinicius Xavier Rocha – Escola Estadual Alberto Torres – Maceió; 2. Nicolas Lima Lopes de Araújo – Escola Estadual Dr. Jorge de Lima – União dos Palmares; 3. Lara Ilkelliane Lopes de Araújo – Escola Estadual Noel Nutels – Maceió; 4. Paulo Diego Vasconcelos Neves – Escola Estadual Ovídio Edgar – Maceió. Prata 1.
Professores e Escolas Premiadas
Professores premiados Nadynne Maria Amaral de França- Escola Estadual Teotônio Vilela – Maceió; Antônio Rodrigues – Escola Estadual Edmilson Pontes – Maceió; João Victor da Silva Gabriel – Escola Estadual Jornalista Raul Lima- Maceió; Ledivaldo Gomes de Melo – Escola Estadual Manoel de Matos – Santana do Mundaú João Batista da Silva – Escola Estadual Padre Teófanes- São José da Laje; Fábio Bispo dos Santos – Escola Estadual Dr Jorge de Lima- União dos Palmares.
Escolas Premiadas
Escola Estadual Marques da Silva – Belém; Escola Estadual Álvaro Paes- Coité do Nóia; Escola Estadual Egídio Barbosa- Palmeira dos Índios; Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino da Silva – Palmeira dos Índios.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo