Presidente ressalta Conae para criar novo PNE. Ministro Santana destaca prioridades. Brasília, cerimônia, ensino superior em destaque.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, estiveram presentes, nesta terça-feira, 30 de janeiro, no encerramento da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, realizada em Brasília (DF) desde domingo, 28 de janeiro.
O evento destacou a importância da educação para o desenvolvimento do país, reforçando a necessidade de investimentos no ensino e na escolarização. A participação do Presidente da República e de autoridades no evento demonstra o compromisso do governo com a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.
Participação de Lula na Conae em Brasília
O encerramento da Conae terá lugar no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB). Em cerimônia que contou com 2,5 mil pessoas, Lula destacou a reformulação da República e lamentou o fim de importantes políticas educacionais que estavam em andamento nas gestões anteriores.
‘Estamos há apenas um ano no governo e já conseguimos repor mais de 82 políticas públicas que tinham sido desativadas.
Programas e Iniciativas para Educação em andamento
O Presidente destacou a importância da participação de toda a comunidade acadêmica e da sociedade na Conae para a construção das políticas educacionais, uma das prioridades do seu governo, ao lado da saúde e da cultura. ‘A gente sabe que, para a educação dar certo, a gente precisa envolver a comunidade.
Nós faremos todo sacrifício para que a docência volte a ser uma profissão atraente, para que os nossos jovens queiram ser professores’, afirmou. Lula também falou sobre o Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio, apresentada na última semana, em coletiva de imprensa com jornalistas da área educacional.
Investimento e Educação
Questionado se o governo não estaria gastando muito dinheiro com o lançamento do programa, Lula voltou a defender a importância do investimento em educação. ‘Enquanto estivermos construindo salas de aula, pagando um estímulo para o jovem estudar, tenho certeza de que isso é investimento. Qualquer dinheiro em educação tem de ser analisado com a rubrica de investimento, e não de gasto’, reforçou.
Lula comemorou a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na Base Aérea de Fortaleza (CE) e a aula inaugural do Impa Tech, o curso de graduação em matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.
Diálogo e participação social
Camilo Santana destacou o aumento de 30% do orçamento do MEC em 2024 e a importância desse recurso para o financiamento das políticas de ensino em andamento. ‘Vocês vieram para construir e contribuir com a educação que nós queremos para o Brasil.’, afirmou.
Democracia e Contribuições
‘Faz parte da democracia respeitar as diferenças e o direito de um e do outro’, defendeu. Santana também destacou a retomada do Fórum Nacional de Educação (FNE) pelo governo do Presidente Lula e informou que o MEC recriou todas as comissões para discutir as questões sociais da educação. Ele também ressaltou a importância de um PNE que promova a equidade no Brasil. ‘Nós queremos um PNE da equidade para acabar com as diferenças entre pobres e ricos, negros e brancos, para dar oportunidade a todos’, enfatizou.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo