O MediaTek Dimensity 9400 vai estrear no final do ano, com suposto teste vazado mostrando números superiores ao Snapdragon 8 Gen 4 em até 10%.
O Dimensity 9400 da MediaTek foi oficialmente confirmado para ser lançado no final de 2024. Vazamentos iniciais dos primeiros testes de benchmark sugerem que o novo chipset para celulares Android premium tem um desempenho impressionante.
O novo Dimensity 9400, um chipset da MediaTek, promete revolucionar a experiência em smartphones com sua avançada plataforma. Compatível com a última geração de tecnologia 5G, o Dimensity 9400 está destinado a se tornar uma referência no mercado de dispositivos móveis.
Dimensity 9400: O chip mais veloz da MediaTek
Os resultados indicam que a plataforma pode ser até 10% mais rápida que o Snapdragon 8 Gen 4, cujo desempenho já havia surpreendido em testes vazados neste mês.
Com isso em mente, os número do 9400 podem ser ainda mais fascinantes, já que não há uso de arquitetura customizada.
- Apple renova contrato e vai usar modem 5G da Qualcomm até 2027
- Snapdragon 8 Gen 3 seria 25% mais caro que o antecessor
Os supostos testes do Dimensity 9400 foram divulgados em um fórum vietnamita ao lado dos resultados já conhecidos do Snapdragon 8 Gen 4, impressionando por superarem os números obtidos pela plataforma da Qualcomm.
Impressionantes resultados do Dimensity 9400
Segundo as imagens, no AnTuTu v10, o chip da MediaTek estaria batendo os 3.449.366 pontos, enquanto no Geekbench 6, a solução ofereceria 2.776 pontos em single-core e 11.739 pontos em multi-core. Em comparação, os resultados vazados referentes ao 8 Gen 4 atingem 3.133.570 pontos no AnTuTu, com 2.845 pontos em single-core e 10.628 pontos em multi-core no Geekbench.
Assumindo que esses testes não são forjados, ambos são impressionantes e conseguem confrontar as plataformas mais poderosas da Apple, incluindo o recente M3 usado na linha MacBook Pro, mas há uma vantagem notável para o Dimensity 9400 — o componente seria em média 10% mais veloz que o Snapdragon rival.
Apesar de ser um cenário similar ao que já acontece entre o Dimensity 9300 e o Snapdragon 8 Gen 3, chips premium da atual geração, o fato da solução da MediaTek estar na liderança é digno de nota por utilizar núcleos padrão desenvolvidos pela ARM, contra os núcleos personalizados Oryon confirmados para integrarem a quarta geração da série Snapdragon 8.
Novidades sobre o Dimensity 9400
Dito isso, há outros aspectos que precisam ser considerados, incluindo a ficha técnica e o nível de consumo. Segundo informações do portal China Times, que confirmou junto ao CEO da MediaTek, Rick Tsai, a estreia do Dimensity 9400 para o último trimestre de 2024, a plataforma terá oito núcleos.
A configuração será de 1 + 3 + 4, sendo um inédito Cortex-X5 de máxima performance, três Cortex-X4 também de máxima performance e quatro Cortex-A720 de alto desempenho.
Ainda que apenas o Cortex-X5 seja uma novidade, a gigante utilizaria um novo processo de fabricação, o N3E de 3 nm da TSMC, o que poderia compensar o uso de núcleos antigos. Por sua vez, também esperado para ser fabricado no N3E, o Snapdragon 8 Gen 4 contaria com apenas seis núcleos em uma configuração de 2 + 4 — todos seriam núcleos Oryon de alto desempenho, mas quatro deles estariam melhor otimizados para reduzir o consumo.
Conclusão
Assim sendo, é possível dizer que o Snapdragon teria certa vantagem por oferecer potência similar ao chip da MediaTek tendo dois núcleos a menos, o que poderia significar maior eficiência. Seja como for, tudo indica que 2025 será um ano agitado para smartphones, que podem contar com saltos expressivos de performance, a ponto de se aproximarem dos notebooks. Mais detalhes sobre as plataformas de MediaTek e Qualcomm devem surgir em breve, seja oficialmente ou através de novos vazamentos, conforme as supostas datas de lançamento se aproximam.
Fonte: © CanalTec
Comentários sobre este artigo