O “presidente milenial” desmantelou gangues e ganhou popularidade, mas enfrenta críticas por violações dos direitos humanos e desilusão da juventude.
O nome Nayib Bukele tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente devido às suas ações como presidente de El Salvador. Bukele é conhecido por sua abordagem inovadora e por utilizar as redes sociais de forma eficaz para se comunicar com a população.
Como líder do país, Nayib Bukele tem enfrentado diversos desafios, mas tem se destacado por suas políticas progressistas e por buscar soluções criativas para os problemas enfrentados por El Salvador. Bukele tem sido elogiado por sua postura firme diante de questões complexas e por seu compromisso com o desenvolvimento do país.
Nayib Bukele: O mais jovem presidente de El Salvador
É muito provável que quem já ouviu falar de Nayib Bukele o associe a algumas destes fatos: Assim que venceu as eleições em El Salvador, em 2019, foi apelidado de ‘presidente millennial’ por sua juventude, sua jaqueta de couro e seu boné virado para trás; X (antigo Twitter) é sua plataforma favorita para fazer anúncios; Ele colocou El Salvador no mapa político mundial por muito mais do que ser um dos países com mais homicídios no mundo.
Alguém que acompanha mais de perto a realidade de El Salvador também deve saber que: Bukele planejou um regime de emergência que está prestes a vigorar durante dois anos para combater as temidas e violentas gangues e, com isso, conseguiu pacificar o país; Ele construiu uma megaprisão para membros de gangues e fez disparar a taxa de encarceramento no país; Estas e outras políticas de segurança lhe renderam uma popularidade sem precedentes, mas também acusações de violações dos direitos humanos.
E provavelmente você também sabe que outros políticos em toda a América Latina o citam como exemplo, e que alguns até cunharam um termo para descrever sua fórmula: ‘Bukelismo’.
Nayib Bukele: Sua formação e influência do pai
Origem rica e influência de seu pai Nascido em San Salvador em 24 de julho de 1981, Nayib Bukele, de 42 anos, cresceu em um bairro rico da capital. É um dos 10 filhos de Armando Bukele Kattán, o mais velho dos quatro que ele teve com Olga Marina Ortez.
Bukele Kattán, descendente de uma família de imigrantes palestinos que chegou a El Salvador no início do século 20, construiu um variado consórcio empresarial, formado por empresas dos setores publicitário, têxtil, farmacêutico, de bebidas e automotivo.
Ele conquistou tudo, tal como os seus antepassados, superando preconceitos e obstáculos burocráticos, como o decreto que a Assembleia Legislativa aprovou em meados de 1930 e que proibia cidadãos árabes, palestinos, turcos e de outras ascendências de estabelecerem negócios mesmo que tivessem nacionalidade salvadorenha.
Já em 2014, a família contava com ativos avaliados em mais de US$ 18,4 milhões, segundo um balanço apresentado ao Registro Comercial citado pelo jornal digital salvadorenho El Faro. Após sua morte em 2015, o patriarca Bukele distribuiu a riqueza e os negócios entre seus descendentes. Durante sua vida, ele matriculou Nayib e seus irmãos na privilegiada Escola Pan-Americana.
Um passado como publicitário, sua porta de entrada para a política Por mais que seu pai o tenha influenciado, Nayib Bukele não seguiu seus passos acadêmicos. Depois de terminar o Ensino Médio em 1999, ele estudou Ciências Jurídicas na Universidade Centroamericana José Simeón Cañas (UCA) por um período.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo