Rota, tropa de elite da PM, deixa dois mortos em confronto com criminosos na Baixada Santista. Ações investigadas pela SSP.
Um incidente envolvendo a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, resultou em duas mortes na madrugada deste sábado, 3, na Baixada Santista, no litoral paulista. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os dois eventos, um em Santos e outro em São Vicente, foram resultado de confrontos com a polícia.
As autoridades confirmaram que houve um falecimento em Santos e outro óbito em São Vicente. Os passamentos foram resultado de confrontos violentos, causando impacto na comunidade local. A polícia continua investigando os eventos trágicos e busca mais informações sobre as circunstâncias que levaram à morte das duas vítimas.
Policial Militar Atendido Após Confronto na Baixada Santista
Em uma das ações, um policial militar de 33 anos foi atingido de raspão no braço e passou por atendimento médico na Santa Casa da cidade. Um soldado da Rota foi morto e isso desencadeou uma nova operação na região – segundo a PM, três pessoas foram presas em até o momento.
‘Em operações de ontem para hoje, na Baixada Santista, tivemos mais dois confrontos envolvendo equipes de Rota. Um dos policiais sofreu um disparo no braço. Graças a Deus, os ferimentos foram leves. Já os criminosos foram neutralizados pelas equipes de Rota. Seguimos em operações’, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
A Polícia Militar foi até a Avenida Francisco da Costa Pires, no bairro São Jorge, em Santos, após um homem, que ainda não foi identificado, atirar contra policiais da Rota e ser atingido, indo a óbito.
Suspeito Morre Após Confronto com a Polícia em São Vicente
Na ação ocorrida na madrugada deste sábado, na Avenida Sambaiatuba, um homem morreu após atirar na direção dos policiais militares da Rota. De acordo com a secretaria, dentro do imóvel onde o homem teria tentado se esconder, foram encontrados drogas e posse/porte ilegal de arma de fogo.
No caso do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, 35 anos, morto em Santos após ser baleado durante patrulhamento na Praça José Lamacchia, foram apreendidos um celular, um carregador de pistola e um estojo de munição 9mm. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a polícia paulista está empenhada em identificar os responsáveis.
Ações em Andamento Após a Morte de Policial em Santos
Outro soldado, Marcelo Augusto da Silva, de 28 anos, foi morto na Baixada Santista, no dia 26, em Cubatão. O secretário Guilherme Derrite foi até a cidade para acompanhar as investigações e uma operação foi deflagrada para identificar possíveis suspeitos. Ao menos três pessoas foram presas até o momento, mas as ações continuam.
A morte de Reis provocou a primeira fase da Operação Escudo que durou 40 dias e terminou com 28 mortes, com denúncias de supostos casos de execução e tortura, o que foi negado pela SSP.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo