UBS BB projeta aumento da velocidade de cortes na Selic em junho, de acordo com suas projeções de inflação e o ciclo de cortes do Comitê de Política Monetária.
A taxa básica de juros da economia brasileira, conhecida como Selic, é determinada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. A Selic é utilizada como referência para a maioria das taxas de juros praticadas no país, influenciando desde o custo do crédito ao consumidor até o rendimento de investimentos em renda fixa.
A manutenção da taxa Selic em patamares baixos pode estimular a atividade econômica, ao passo que sua elevação é uma estratégia para conter a inflação. Dessa forma, é importante acompanhar de perto as decisões do Banco Central em relação à Selic, pois elas podem impactar diretamente as finanças pessoais e o mercado financeiro como um todo. É fundamental estar atento às oportunidades de investimento e às condições de financiamento, que são diretamente influenciadas pela política de juros do país.
Previsões do UBS BB para a Selic e o Mercado
Investing.com – Após a decisão recente do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir a taxa de juros básica da economia brasileira, a Selic, em 0,5 ponto percentual, o banco UBS BB compartilhou um relatório detalhado com seus clientes e o mercado, prevendo mais dois cortes da mesma magnitude antes de uma mudança no ritmo.
Projeções do UBS BB e o Federal Reserve
‘Sem contradizer a direção futura do Copom, nossa projeção principal indica uma redução adicional de 75 pb na reunião de junho’, ressalta o banco em seu relatório.
Análise do UBS BB sobre a Inflação e a Taxa Selic
O UBS BB justifica essa previsão com base em dois fatores principais: ele continua 80 pontos base abaixo do consenso nas projeções de inflação para 2024, prevendo que ‘uma parte significativa dessa surpresa descendente da inflação ocorra no segundo trimestre’, e também espera que o Federal Reserve dos EUA comece seu ciclo de cortes antes de junho, fatores que o Copom deve levar em consideração.
Previsões do UBS BB para a Taxa Nominal e o Boletim Focus
Portanto, o banco prevê dois cortes de 75 pontos-base em junho e julho, com a Selic atingindo 8% até novembro. ‘Apesar da taxa nominal mais baixa, isso significa uma previsão de taxa real semelhante em comparação com o Boletim Focus, já que o consenso tem uma expectativa 1 p.p.
Conclusão e Recomendações dos Economistas do UBS BB
Os economistas Rodrigo Martins, Alexandre de Azara e Fabio Ramos do UBS BB afirmam que o mercado está otimista com uma expectativa 1 p.p. maior para a taxa Selic terminal, mas tem uma expectativa de inflação 0,8 p.p. maior em relação ao cenário do banco (UBS), que prevê uma inflação de 3% para 2024.
Agora é um bom momento para considerar opções de investimento. Certifique-se de usar os códigos de desconto INVESTIR e investirmelhor1 ao finalizar a compra!
Fonte: © BR Investing
Comentários sobre este artigo