Hamako Mori, streamer mais velha do mundo, contou como jogos melhoraram sua qualidade de vida. Aos 90, ela conquistou o Guinness Book.
Os jogos são uma paixão que atravessa gerações, e a japonesa Hamako Mori é a prova viva disso. Aos 94 anos, ela é considerada a streamer mais velha do mundo, conquistando o título no Livro dos Recordes por sua incrível habilidade em compartilhar sua paixão por jogos com milhares de seguidores.
Mesmo com sua idade avançada, Hamako Mori continua a surpreender o mundo dos games com sua dedicação e entusiasmo. Seus vídeos sobre jogos são um verdadeiro sucesso entre os fãs, mostrando que a idade é apenas um número quando se trata de realizar seus sonhos. O impacto de sua presença no mundo dos jogos é inegável, inspirando gerações mais jovens a seguirem seus passos e se apaixonarem por essa forma de entretenimento atemporal.
Jogos e saúde mental: a influência dos games na longevidade
Ela é categórica ao enfatizar o quanto os jogos ajudaram não apenas na sua longevidade, mas na sua própria qualidade de vida ao longo de todos esses anos. Isso porque, antes de ser uma streamer, ela é uma jogadora.
A Gamer Grandma, como é conhecida por seu canal no YouTube, está mergulhada no universo dos games desde 1981, quando aprendeu a jogar em um Cassette Vision — um console lançado pela Epoch no país — por causa dos netos.
E, desde então, são mais de 40 anos acompanhando cada lançamento, o que, segundo ela, vem ajudando continuamente a cuidar de sua saúde mental.Nascida em 1930, Mori conta que sua paixão por videogames começou quando percebeu que jogar era algo interessante e que a ajudaria a ocupar a cabeça, evitando pensar no que chama de coisas desnecessárias. ‘Meus netos jogavam e se divertiam muito com aquilo.
E logo me pareceu que era um desperdício que apenas as crianças pudessem se divertir com games’, diz.
‘Acho que seria muito bom para outras pessoas idosas se elas também jogassem’. Mais do que isso, a Gamer Grandma diz que se sente muito bem por chegar à essa idade jogando, pois faz com que sinta que está aproveitando a vida — o que é uma fala bastante poderosa não só por ser aquela validação que todo gamer sempre busca sobre o lado bom do seu hobby.
Afinal, estamos falando de uma mulher que testemunhou a Segunda Guerra Mundial e que chega em 2024 falando sobre como os jogos a ajudam a ser uma pessoa mais feliz e positiva.
Tanto que seu canal no YouTube surge um pouco dessa sua busca por mais qualidade de vida.
Após entrar para o Livro dos Recordes em 2020 como a YouTuber de Jogos Mais Velha do Mundo, Mori contou um pouco da sua história e como decidiu levar seu hobby para a internet. Segundo ela, a ideia surgiu justamente para não se sentir sozinha.
E a iniciativa deu certo, pois a imagem da vovó gamer fez muito sucesso e ela rapidamente se tornou um fenômeno, acumulando mais de 519 mil seguidores em seu canal — e que pavimentou seu caminho para o Guinness Book.
O que a vovó gamer joga?
Como dito, Hamako Mori começou sua jornada no mundo dos games em um Cassette Vision, em 1981, mas seguiu sempre atualizada com os lançamentos.
Desde que migrou para o NES, anos mais tarde, passou a acompanhar praticamente todas as grandes franquias japonesas e ocidentais. Tanto que, em sua casa, ela tem uma coleção de dar inveja a muita gente, com vários jogos e consoles clássicos de diferentes gerações.No entanto, a Gamer Grandma não quer ser conhecida como alguém retrô e segue acompanhando lançamentos recentes.
Em seu canal no YouTube, é possível vê-la encarando os horrores do remake de Resident Evil 4, lidando com o sobrenatural em Ghostwire: Tokyo e encarando partidas de Splatoon 3 e Pokémon Scarlet e Violet — o que mostra que, além de tudo, a vovó também é multiplataforma.Mori diz que realmente é bem eclética em seus gostos e que, apesar de não ser muito boa em títulos de ação até por conta da idade, ainda se diverte muito com o gênero.
Tanto que um de seus títulos favoritos é justamente GTA 5. ‘É um jogo realmente muito divertido que, quando você começa a jogar, não consegue parar’, conta a youtuber. ‘Parece um filme’. Será que ela está empolgada para a chegada de GTA 6 em 2025?
Outros idosos gamers
Só que Hamako Mori não é a única vovó gamer do mundo.
Ela própria reconhece isso, embora destaque que a quantidade de idosos se aventurando em jogos seja bem pequena. Ainda assim, há um número considerável de jogadores seniores por aí que se tornaram famosos justamente pela idade e pela disposição nos mundos virtuais.Um exemplo disso é a americana Shirley Curry, de 87 anos.
Ela ficou conhecida como Skyrim Grandma, justamente por sua paixão pelo RPG da Bethesda. Com mais de 1,3 milhão de assinantes no seu canal, ela segue mergulhada no quinto capítulo de The Elder Scrolls e produzindo conteúdo sobre ele.
Fonte: © CanalTec