CVM suspende autorizações de 935 prestadores de serviços de administração e carteiras: SIN, revoga, formações de referência, obrigações atrasadas, reverter, suspensão (132 caracteres).
Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tomou a decisão de suspender a autorização de 935 administradores de carteiras que estavam atuando no mercado. Dentre os afetados, 875 são indivíduos e 60 são empresas especializadas em gestão de investimentos.
Essa medida da CVM visa garantir a segurança e a transparência no mercado financeiro, protegendo os investidores e assegurando a integridade das operações realizadas pelos administradores de carteiras. É fundamental que as gestoras sigam as normas estabelecidas para manter a confiança dos participantes do mercado de capitais.
Problemas com Formulários de Referência
Os participantes enfrentam problemas ao não entregarem os formulários de referência dos anos de 2022 e 2023 dentro do prazo estabelecido pela Resolução CVM 21. A Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN) tomou medidas em relação a essa situação, que podem ser revertidas. Entre os indivíduos envolvidos, destacam-se Tiago Guitián dos Reis, fundador da Suno Research; José Berenguer, diretor-presidente do Banco XP; Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal; e Luiz Fernando Figueiredo, presidente do conselho de administração da Jive Mauá e ex-diretor do Banco Central (BC) e da Anbima.
Situação de Autorização de Administração de Carteiras
Tiago Reis, através de sua assessoria, mencionou possuir uma autorização antiga como administrador de carteira e está considerando a revogação desse registro, uma vez que não exerce mais essa atividade. Na Suno, Reis desempenha funções como analista e fundador do grupo. Caso opte por cancelar o registro, poderá solicitar uma nova autorização no futuro. Por outro lado, Luiz Fernando Figueiredo, por meio de sua assessoria, comunicou que regularizou sua situação como administrador de carteira após a suspensão, atribuindo o ocorrido a um erro interno na documentação.
Procedimentos para Reverter Suspensão
Para reverter a suspensão, os participantes afetados devem apresentar um recurso à CVM por meio do Protocolo Digital, justificando de forma fundamentada e comprovando a entrega das obrigações em atraso. A submissão dos formulários pendentes deve ser realizada exclusivamente pelo sistema CVMWeb. A relação completa dos indivíduos suspensos está disponível no site da CVM para consulta. Acompanhe as atualizações sobre esse assunto no Valor PRO, o serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico.
Fonte: @ Valor Invest Globo