No Brasil, analisadores da ESPN discutiram chegadas de Flick (alemão, principal, trabajou em Tríplice Coroa) e Kompany (belga, ex-Barcelonista) a Barça e Bayern. Saídas, respeito, ideias, jovem Burnley líder. Transferências: janela, trabalho, provar, liderança, campeão, primeiro aposta, chegada, desconfiança.
Ainda que a temporada europeia esteja longe de seu desfecho, os rumores sobre possíveis mudanças nos comandos dos clubes já começam a circular. Nomes como Hansi Flick e Vincent Kompany são constantemente mencionados como possíveis novos treinadores em grandes equipes.
Com a proximidade da nova temporada, o mercado de transferências promete ser agitado, com as principais potências do continente buscando reforços para fortalecer seus elencos. A chegada de treinadores renomados como Hansi Flick pode trazer uma reviravolta nos rumos das equipes, tornando a próxima temporada ainda mais imprevisível.
Hansi, Flick, Kompany;: Novos Ventos no Mercado de Treinadores
E também na movimentada janela de transferências de treinadores no mercado, Barcelona e Bayern de Munique, duas das principais potências do continente, surpreenderam ao anunciar os seus novos comandantes. Após as respectivas saídas de Xavi e Thomas Tuchel, o Barça oficializou a chegada do alemão Hansi Flick, enquanto os bávaros optaram por Vincent Kompany.
As escolhas feitas pelos clubes já estão gerando debates acalorados, pois representam apostas diferentes do habitual. Livre no mercado desde setembro de 2023, quando deixou o comando da Alemanha, Hansi Flick se torna apenas o terceiro técnico alemão a comandar o Barcelona na história, seguindo os passos de Hennes Weisweiler (1975-76) e Udo Lattek (1981-83). Sua chegada ocorre após uma verdadeira reviravolta nos bastidores do clube, que demitiu Xavi duas vezes em uma mesma temporada.
O trabalho de destaque de Flick aconteceu na temporada 2019/20, quando o Bayern conquistou a Tríplice Coroa (Bundesliga, Copa da Alemanha e Champions League), impressionando o futebol europeu com um estilo de jogo extremamente ofensivo. ‘Não é exatamente o DNA do clube, mas Flick possui um estilo que se alinha mais com o de Luis Enrique do que com o de Guardiola’, opinou Ubiratan Leal sobre a escolha do Barça pelo alemão.
‘Ele tende a ser ofensivo, protagonista, o que se encaixa na filosofia do Barcelona, porém de forma mais vertical e direta do que o típico jogo de posse de bola holandês’, acrescentou. ‘O futebol atual é mais vertical. Até mesmo Guardiola mudou. Acredito que essa seja uma boa escolha, pois Flick preservará as ideias do barcelonismo, mas trará algo a mais’, complementou Fernando Campos.
Por outro lado, a contratação de Kompany pelo Bayern é vista como uma aposta arriscada. O treinador belga, que deixou o Burnley rebaixado na Premier League, substitui Thomas Tuchel no comando da equipe alemã. Kompany, que encerrou a carreira de jogador em 2020 e iniciou a de treinador no mesmo ano, chega com a desconfiança de ser um técnico jovem e de ter sido rebaixado com o Burnley, apesar de ter conquistado o título da Championship duas temporadas atrás.
O Bayern será o primeiro grande clube no currículo do belga, que também passou pelo Anderlecht, clube onde encerrou sua carreira como jogador. Kompany terá que provar que, assim como foi um campeão como zagueiro no Manchester City, também pode conquistar títulos como treinador.
‘A escolha do Bayern é bastante ousada, pois Kompany tem apenas três temporadas como treinador até o momento’, observou Ubiratan Leal. ‘O clube está apostando em uma figura nova, com um espírito de liderança notável desde sua época de jogador. No entanto, há um grande risco envolvido. Kompany era um gigante como zagueiro, mas ainda é um novato como treinador’, acrescentou.
‘É natural que enxerguemos mais o jogador do que o treinador, mesmo que sua campanha no Burnley tenha sido excepcional na temporada passada. Apesar de alguns bons jogos nesta temporada, a forma de contratação do Bayern é incomum. Nunca antes o clube havia optado por uma aposta tão jovem e inexperiente’, concluiu Ubiratan Leal.
Fonte: @ ESPN