ouça este conteúdo
Gerador 68Ge/68Ga e 99Mo/99mTc desaparecido. Blindagem de coluna radioativa falhada, semelhantes a baldes tampados de recipientes de geradoras de radiação. Manipulação inadequada causou liberação de 68Ge/68Ga e 99Mo/99mTc coluna ativa e inativa.
Na mais recente descoberta, uma blindagem radioativa foi recuperada em São Paulo, mais especificamente no bairro de Itaquera, na zona leste, durante a tarde deste sábado (6). A blindagem radioativa encontrada pertencia a um dos geradores de material radioativo que havia sido furtado. No entanto, o gerador em si ainda não foi localizado, mantendo-se desaparecido até o momento. As informações foram divulgadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A proteção radioativa é essencial para garantir a segurança e evitar a exposição indevida a materiais perigosos. No caso do gerador radioativo desaparecido, a ausência da blindagem radioativa aumenta a preocupação com os riscos potenciais para a saúde pública e o meio ambiente. É fundamental que as autoridades ajam rapidamente para localizar tanto a blindagem radioativa quanto o gerador, a fim de evitar danos maiores e garantir a segurança de todos os envolvidos.
Investigação sobre Blindagem Radioativa
Os bombeiros realizaram uma medição de radioatividade no local utilizando um detetor Geiger, porém não detectaram nenhuma taxa significativa, o que sugere a ausência de material radioativo na região. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) foi chamado para investigar a situação. O furto, que ocorreu em 30 de junho, envolveu o desaparecimento de cinco recipientes semelhantes a baldes tampados. Dentro desses recipientes, havia proteções radioativas que abrigavam colunas geradoras de radioatividade. Quatro dos recipientes continham colunas de 99Mo/99mTc (Molibdênio/Tecnécio) esgotadas, ou seja, já utilizadas e inativas. Já o quinto recipiente guardava uma coluna de gerador 68Ge/68Ga (Germânio/Gálio) ativa. A blindagem descoberta em Itaquera pertencia a uma das colunas inativas.
Recuperação de Material Radioativo
Nesta sexta-feira (5), um dos baldes furtados foi encontrado em Cidade Tiradentes, localizada na zona leste da capital paulista. No entanto, tanto a blindagem quanto a coluna não estavam presentes no local. A área foi liberada no sábado de manhã, pois não apresentava contaminação. O material radioativo estava dentro de uma picape Volkswagen Saveiro que foi roubada na madrugada do dia 30, na Rua Félix Bernardelli, zona leste da capital.
Segurança em Fontes Radioativas
Conforme o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), os geradores, devido à sua baixa atividade, são classificados na categoria 4, representando um risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente, como afirmou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A manipulação inadequada e frequente dessas fontes, apesar da baixa atividade, pode acarretar danos à saúde da pessoa que as manuseia. No momento do furto, tanto o veículo quanto o material radioativo estavam identificados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
Lembramos à população que, caso encontre material radioativo, é fundamental manter uma distância segura e contatar imediatamente a CNEN pelos telefones ou (21) 98368-0763, além de informar a polícia sobre a descoberta.
Fonte: @ Agencia Brasil