ouça este conteúdo
Investidores reagem à surpresa: índice de preços europeu de junho acima do CPI estimado, inflação 0,71% (junho/ano anterior), 1,07%, 0,86%, 0,36%; zona Euro, bancas centrais, taxa desemprego. Dados inflaciongos, índices, acionistas europeios.
A inflação continua sendo o foco de atenção dos investidores, impactando diretamente nos índices acionários europeus, que apresentam variações diárias em resposta aos dados divulgados. A volatilidade do mercado reflete a incerteza em relação às projeções futuras da inflação na zona do euro, influenciando as decisões dos investidores.
Os preços dos ativos seguem oscilando conforme as taxas de preços se mostram instáveis, refletindo a sensibilidade do mercado às notícias econômicas. A expectativa é de que os investidores continuem monitorando de perto os indicadores de inflação, buscando se posicionar estrategicamente em meio às oscilações do mercado financeiro.
Queda nos índices acionários europeus e dados da inflação do Euro
Na sessão de hoje, o índice DAX, de Frankfurt, apresentou uma queda de 1,07%, enquanto a Bolsa de Paris registrou um recuo de 0,86% e o FTSE, de Londres, teve uma queda de 0,36%. As oscilações nos preços das ações refletem a cautela dos investidores diante das incertezas econômicas.
Inflação do CPI e núcleo do CPI da zona do Euro
O índice de preços ao consumidor (CPI) de junho da zona do euro atingiu 2,5%, em comparação com os 2,6% do mês anterior, conforme dados divulgados. Por outro lado, o núcleo do CPI, que desconsidera itens mais voláteis, como alimentos e energia, permaneceu em 2,9% em relação a junho do ano anterior, ligeiramente acima das expectativas dos analistas.
Taxa de desemprego e fórum de bancos centrais da zona do Euro
Além dos índices de inflação, foi divulgada a taxa de desemprego da zona do euro, que se manteve estável em 6,4% em maio, em linha com as projeções do mercado. Os investidores agora aguardam ansiosos pelas declarações de Jerome Powell, do Federal Reserve, e Christine Lagarde, do Banco Central Europeu, que participarão do Fórum de Bancos Centrais nesta terça-feira. A expectativa é de insights importantes sobre a economia global.
Fonte: @ Valor Invest Globo