Consultoria ajusta estimativa da safra brasileira de soja para 156,5 mi t com base em análise de imagem de satélite e validação de algoritmos.
A partir das imagens de satélite e dos dados coletados durante o Rally da Safra, a Agroconsult revisou suas estimativas e agora projeta uma área plantada de soja no Brasil para a safra 2023/24 em 46,4 milhões de hectares. Esse número representa um acréscimo de 753 mil hectares em relação à previsão anterior, além de um aumento de 1,2 milhão de hectares em comparação com os dados da Conab.
Com essas novas projeções, o país reforça sua posição como um dos maiores produtores de soja do mundo. O Brasil tem se destacado cada vez mais no mercado internacional de commodities agrícolas, contribuindo significativamente para a economia global. Essa expansão na área plantada reflete a forte demanda pelo grão e a constante busca por maior produtividade no campo.
Novas previsões para a safra de soja no Brasil
Com isso, a consultoria ajustou sua previsão para a colheita da oleaginosa para 156,5 milhões de toneladas, 4,3 milhões acima de sua última previsão e volume 6,5% superior ao que consta no mais recente relatório da estatal vinculada ao Ministério da Agricultura – 146,9 milhões de toneladas, ante 154,6 milhões em 2022/23, um novo recorde.
Ao longo dos últimos 20 anos do Rally da Safra, estivemos muito focados em ir a campo com rigor metodológico para trazer as melhores informações a respeito da produtividade de cada uma das regiões do Brasil.
A produtividade, porém, é apenas um dos fatores de produção. Há três anos definimos o objetivo de acrescentar à metodologia do Rally a validação da área plantada por meio de imagens de satélite.
Investimos então na implementação do Cropdata, uma ferramenta de análise de safra que utiliza algoritmos para analisar, processar e classificar imagens de satélite’, explica André Debastiani, sócio da Agroconsult e coordenador do Rally da Safra.Em relação à estimativa da Conab – que também usa imagens de satélites e faz análises de campo – para a produção brasileira de soja em 2023/24, o novo número da consultoria representa um novo recorde histórico.
Ocorre que a conta da Agronconsult para a temporada passada (162,4 milhões de toneladas) também é diferente da que está no quadro da estatal federal. Ou seja, na visão da consultoria de fato haverá uma redução da colheita em 2023/24, por causa dos problemas climáticos provocados pelo El Niño, mas o buraco é mais em cima.
Desde janeiro, o Rally da Safra esteve em 15 Estados do país durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita de soja. O Brasil lidera a produção e as exportações globais do grão.
Importância da análise de imagens de satélite para o agronegócio brasileiro
IM Business Agro Inscreva-se na e receba análises exclusivas sobre tudo que movimenta o universo do agronegócio, além de uma curadoria com o que de melhor aconteceu ao longo da semana Nome Preencha o campo corretamente! E-mail E-mail inválido! Empresa Preencha o campo corretamente!
Selecione Administrador de recursos Analista Assessor de investimentos Auditor C-Level CEO CFO CMO Co-CEO Co-fundador Colaborador Consultor Contador COO Coordenador CTO Diretor Economista Especialista Fundador Gerente Gestor de patrimônio Head Jornalista Membro de Conselho Outro Presidente Presidente do Conselho Sócio Superintendente Supervisor SVP Vice-presidente Cargo Preencha o campo corretamente!
QUERO RECEBER Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Enviando dados…
‘
Fonte: @ Info Money