KaBuM! reúne jogadoras, influencers e profissionais da área de games e tecnologia para apresentar design ideal para personagem feminina, desafiando estereótipos e representação feminina.
Os games têm sido alvo de críticas por retratarem de forma muitas vezes estereotipada as personagens femininas. A discussão sobre como os videogames representam as mulheres é antiga e levantou questionamentos sobre a necessidade de promover uma representação mais realista e diversificada nos jogos eletrônicos. A iniciativa da KaBuM! em trazer à tona essa questão é um passo importante para promover a reflexão e incentivar a mudança nesse aspecto.
É fundamental que a representação das mulheres nos games seja feita de forma cuidadosa e respeitosa, sem reforçar estereótipos prejudiciais. Os jogos têm o poder de influenciar a maneira como as pessoas enxergam o mundo, por isso é crucial que as personagens femininas sejam apresentadas de maneira autêntica e diversificada, mostrando a pluralidade de experiências e perspectivas das mulheres. Promover essa transformação nos videogames é essencial para construir um ambiente mais inclusivo e representativo. Portanto, iniciativas como a da KaBuM! são fundamentais para promover a conscientização e incentivar a criação de games mais diversificados e inclusivos.
Revendo a participação feminina nos games: uma visão diferente
A discussão sobre a representação feminina nos jogos ganhou um novo impulso recentemente com uma proposta inovadora. O debate saiu do papel e resultou em um design de uniforme para uma heroína, priorizando o conforto e a performance ao invés da sexualização. A ação, intitulada ‘A (r)evolução das Skins’, contou com a participação de jogadores e influenciadoras, que exercitaram a imaginação para criar um visual ideal.
A principal ideia por trás do projeto foi questionar e quebrar estereótipos comuns na representação feminina nos games. Mais do que apenas o design, a ação reuniu figuras como a streamer Paula Nobre, a game dev Emanuelly Araújo, a ilustradora Carolina do Nascimento e a cosplayer Tanaka Chunli para discutir suas experiências no meio gamer e como se veem em meio a designs tão apelativos.
A personagem criada pela equipe apresentou uma proposta bem diferente do convencional, optando por um visual que fica entre o casual e o uniforme usado por atletas de alto desempenho. Esta abordagem reflete uma mudança gradual no mercado, que começa a trazer alguns resultados em relação à representação feminina nos jogos.
Títulos como Street Fighter 6, por exemplo, já trazem lutadoras com skins muito mais próximas daquela sugerida pela ação da KaBuM. A franquia de luta mexeu no design de personagens clássicas como Chun-Li e Cammy, deixando menos peles a mostra e apostando menos na sexualização exagerada que era tão comum no passado. Kimberly, uma das novas lutadoras do game, tem um uniforme bem próximo do que aquele proposto pelas jogadoras brasileiras.
Contribuição das mulheres no universo dos games
A discussão sobre o design feminino faz parte de um projeto maior — o Mulheres no Game. A iniciativa, liderada pela KaBuM!, visa incentivar a participação feminina no mundo gamer e na indústria de tecnologia. O projeto, idealizado por um squad de mulheres, tem como objetivo encorajar debates, incentivar o interesse pela área e apoiar a representatividade no segmento.
A próxima etapa do Mulheres no Game será um Hackathon, uma competição em que profissionais de diferentes áreas se reúnem para encontrar a melhor solução para um desafio. O evento será aberto para a comunidade, com mulheres de diferentes áreas participando ativamente. A data para o evento, no entanto, ainda não foi divulgada. Essa proposta tem como intuito ampliar a participação feminina em todas as áreas relacionadas aos games e tecnologia.
Fonte: © CanalTec