Incidente com a aeronave no aeroporto será investigado pela autoridade de aviação civil da Bolívia. Medidas corretivas serão tomadas.
Recentemente, um avião precisou abortar a decolagem no aeroporto de La Paz, na Bolívia, após colidir com —e atropelar— um grupo de cachorros que havia invadido a pista. O incidente alarmante aconteceu durante a noite, envolvendo um Boeing 737-800 da Boliviana de Aviación (Boa) com destino a Cochabamba.
Os cães, esses adoráveis animais de quatro patas, surpreenderam a tripulação e passageiros que aguardavam para decolar. Felizmente, ninguém ficou ferido durante a ocorrência inusitada.
Incidente envolvendo cachorros impacta aeronave
De acordo com a empresa, o impacto ‘afetou o trem de pouso e outras partes do avião’.
‘Ressaltamos a perícia do piloto ao controlar a aeronave em um momento crítico da operação como a decolagem’, informou a Boa.
Não está claro como os cachorros conseguiram entrar na área do aeroporto e chegar à pista. Segundo o jornal ‘La Razón’, os animais de quatro patas morreram com o impacto.
A deputada boliviana Samantha Nogales era uma das passageiras. Na rede social X (ex-Twitter), ela afirmou que a aeronave foi atingida por 12 cachorros no momento da decolagem.
‘Sofremos praticamente um atentado contra a vida porque o avião teve que fazer uma frenagem seca’, disse ela, que criticou a administração do aeroporto.
Felizmente, nenhum passageiro ou tripulante se feriu.
Os passageiros foram realocados em outra aeronave com destino a Cochabamba.
Investigação em andamento
A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) da Bolívia anunciou que o incidente será investigado. ‘Apesar de considerado um incidente menor, precisamos investigar para identificar a causa. Estamos realizando a análise de todo o perímetro do aeroporto e, assim que identificarmos o motivo da entrada dos cães, tomaremos as medidas corretivas necessárias para evitar futuros eventos como esse’, declarou José Garcia, diretor-executivo da DGAC. Ele ressaltou que o sistema elétrico da aeronave foi afetado pelo impacto.
Fonte: © G1 – Globo Mundo