Calendário econômico: Inflação nos EUA, Carnaval e Ano Novo Chinês. Divulgação da inflação, próximos passos e mercado imobiliário.
Com o Feriado de Carnaval, a agenda econômica será afetada no Brasil, trazendo uma semana mais tranquila em termos de indicadores e eventos. No entanto, o cenário econômico se mantém sob análise, enquanto os investidores aguardam a retomada das atividades após o feriado.
O Calendário Econômico continuará sendo acompanhado de perto, mesmo com a agenda fraca no Brasil devido ao feriado. A expectativa é de que os dados trimestrais na temporada de balanços tragam mais movimentação para o mercado, impactando as decisões de investimento. O acompanhamento do Calendário Econômico é essencial para os investidores se manterem atualizados sobre os principais eventos e indicadores econômicos que podem influenciar as operações no mercado financeiro.
Agenda econômica internacional
O calendário econômico da semana destaca a divulgação de dados de desemprego no Reino Unido na terça-feira, enquanto no mesmo dia serão revelados o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) americano referente ao mês de janeiro. É também dia de apresentação dos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Índice de Preços ao Produtor (IPP) do Reino Unido, em conjunto com dados de produção industrial da Zona do Euro e PIB japonês. Na quinta-feira, é a vez dos dados de produção industrial do Japão, além de vendas no varejo americano, assim como PIB, produção industrial e balança comercial do Reino Unido. E para fechar a semana, na sexta-feira teremos os dados do varejo do Reino Unido, Índice de Preços ao Produtor (IPP) americano e expectativas de inflação de Michigan.
O período, que também conta com o Feriado de Carnaval e o Ano Novo Chinês, será marcado pela divulgação da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, podendo trazer mais pistas sobre os próximos passos da autoridade monetária americana, na expectativa do início dos cortes na taxa de juros. Em nota, o ING lembra que a medida preferida do Fed é o Índice de Preços ao Consumidor (PCE) e ressalta que o IPC tem registrado aumentos mensais mais rápidos do que o deflator PCE, ‘em grande parte devido ao peso crescente da habitação e dos veículos no rol de bens e serviços utilizado para calcular a taxa de inflação’.
Continuando a temporada de balanços, somente Jalles Machado (BVMF:JALL3) reporta dados trimestrais na quarta. Na temporada de balanços americana, Coca-Cola e Airbnb (NASDAQ:ABNB) divulgam os dados na terça, Cisco (NASDAQ:CSCO) e The Kraft Heinz Company (BVMF:KHCB34) na quarta e ADM (NYSE:ADM) na quinta-feira.
Na sexta, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga o IGP-10 no Brasil, uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP) do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV). Em relação a tais eventos, o termo ‘Calendário econômico’ retorna a pauta.
Fonte: © BR Investing
Comentários sobre este artigo