Entidade máxima do futebol brasileiro liberou áudios da partida de sexta-feira (12): polêmicos lances, análise de árbitro e vídeo, calçado imprudente, confirmado pênalti, jogador de Fortaleza impede atacante de chutar a bola.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) liberou as gravações do VAR nos momentos decisivos da partida em que o Corinthians empatou em um pênalti controverso com o Palmeiras, na Arena Corinthians, no último domingo (14). No momento em que o árbitro assinalou o pênalti a favor do Timão, a equipe adversária protestou veementemente, alegando falta fora da área, mas a decisão foi mantida após revisão do árbitro de vídeo. Confira a transcrição:
- Árbitro: ‘Pênalti claro, sem margem para dúvidas.
No desfecho emocionante da partida, o Palmeiras teve a chance de marcar o gol da vitória em um contra-ataque rápido nos acréscimos, porém o goleiro do Corinthians fez uma defesa espetacular, evitando o que seria um gol certo. A torcida alviverde reclamou de um possível pênalti não marcado a seu favor, mas o árbitro encerrou o jogo sem marcar a falta. Esses momentos de tensão são comuns no futebol, onde cada decisão de pênalti pode mudar o rumo de uma partida.
Lances polêmicos envolvendo pênalti no jogo entre Fortaleza e Flamengo
‘Limpo.’ Árbitra: ‘Gol contra. Eles estão checando, não tem influência ali, pessoal.’ VAR: ‘Essas duas mãos são de referência, não tem nem flexão de cotovelo. Edina, esta mão é uma mão sem impacto.’ Não há flexão de cotovelo e o gol está confirmado.
No gol de empate do Flamengo, o Fortaleza se revoltou com a penalidade marcada em cima de Pedro. Após a partida, Marcelo Paz, CEO do Leão, criticou a decisão ‘constrangedora’ e classificou como ‘absurdo’.
Na análise do árbitro de vídeo, foi identificado um ‘calço imprudente’ de Pedro Augusto sobre o camisa 9 do Flamengo. O VAR destacou: ‘No momento em que ele vai chutar, a coxa do jogador (do Fortaleza) impede o atacante de chutar a bola. Estamos checando, Edina. O pênalti está confirmado. Calço imprudente. Pênalti confirmado, Pedro é calçado de forma imprudente.’
Os gols da partida foram marcados por Wesley (contra) e Lucero para o Fortaleza, e Pedro, de pênalti, chegando a oito no campeonato. Gabigol, em seu retorno, chegou a balançar as redes, porém estava impedido e o gol foi anulado.
Enquanto o Flamengo segue com 31 pontos, agora na 3ª posição, o Fortaleza sobe na tabela, alcançando 26 pontos, ocupando a 7ª colocação. Na próxima rodada, o time cearense enfrentará o Vitória na quarta-feira (17), dentro da Arena Castelão. Já o Flamengo terá seu próximo jogo contra o Criciúma no Mané Garrincha, em Brasília, três dias depois.
Próximos jogos do Flamengo:
– Criciúma (C): 20/7, 16h (de Brasília) – Brasileirão
– Vitória (F): 24/7, 20h (de Brasília) – Brasileirão
– Atlético-GO (C): 28/7, horário a definir – BrasileirãoPróximos jogos do Fortaleza:
– Vitória (C) – 17/7, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
– Atlético-GO (C) – 21/7, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
– Criciúma (F) – 24/7, 19h (de Brasília) – BrasileirãoFonte: @ ESPN