IA é a tendência em feiras de tecnologia, potencializando chatbots, testes rápidos e análises matemáticas precisas, em pesquisas acadêmicas e mecanismos de segurança.
A inteligência artificial é uma área da computação que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. A capacidade de máquinas e sistemas automatizados em aprender, raciocinar, perceber e tomar decisões tem transformado diversos setores da sociedade, desde a medicina até o setor financeiro.
Na área da inteligência artificial (IA), as aplicações vão desde chatbots que atendem clientes em websites até carros autônomos que estão gradualmente se tornando uma realidade. A IA promete revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia e como as empresas operam, trazendo inúmeras oportunidades e desafios para o futuro.
Inteligência Artificial: Potencializando o Cotidiano
Chegando para revolucionar o cotidiano das pessoas, a inteligência artificial (IA) tem sido usada em todas as frentes para potencializar as mais diferentes funções do dia-a-dia. A IA é a grande protagonista das maiores feiras de tecnologia do mundial, como a Mobile World Congress (MWC), que acontece entre 26 e 29 de fevereiro em Barcelona. A inteligência artificial já está presente no dia-a-dia de várias profissões, segundo Debora Herdeiro, gerente de recrutamento e seleção da Luandre, não deve substituir profissionais.
‘Ela será uma aliada que ajudará a criar possibilidades de desenvolvimento e trará maior facilidade para a resolução de tarefas simples, como montar uma planilha, por exemplo’, defende. Confira abaixo cinco profissões que já usam inteligência artificial no dia-a-dia: Com formação em áreas voltadas para a tecnologia, como ciências da computação ou engenharia de software, o engenheiro de prompt usa IA para criar mensagens usadas em chatbots para captar informações do usuário. O analista de qualidade usa IA para realizar testes rápidos e precisos nas fases iniciais e de produção de um determinado produto.
Inteligência Artificial nas Profissões
Para seguir a carreira, o profissional precisa ter cursos na área e aplicar um olhar crítico no dia-a-dia do trabalho. Geralmente formado em alguma área das ciências exatas, o especialista em investimentos e o responsável por recomendar produtor e gerenciar contas de clientes. Nesse caso, a IA ajuda nas análises matemáticas precisas e criações de gráficos e apresentações que facilitam a leitura e a divulgação dos dados. Quem segue a carreira acadêmica e desenvolve pesquisas também pode usar a inteligência artificial como auxílio na análise de dados e construção de hipóteses. Responsável por proteger os sistemas de dados de ataques de hackers e controlar as informações de empresas e usuários.
Potencializando a Segurança com Inteligência Artificial
Nessa função, a IA pode ajudar a aumentar a complexidade dos mecanismos de segurança.
Fonte: © CNN Brasil