Supremo Tribunal Federal recebeu abertura do ano judiciário de 2024 com sessão solene no plenário, contando com autoridades da política e Ministro da Justiça.
Nesta quinta-feira (1º/2), ocorreu a abertura do ano judiciário de 2024 no Supremo Tribunal Federal, marcando o início de mais um ano de atividades do Poder Judiciário.
A abertura do ano do Judiciário é um momento importante para o STF, que recebe autoridades da política e representantes dos demais poderes para celebrar e marcar o início das atividades judiciais. O evento também é uma oportunidade para reforçar o compromisso com a justiça e a democracia, valores essenciais para a sociedade. Esse ano, a abertura do ano judiciário foi marcada por discursos impactantes e reflexões sobre o papel do STF na garantia dos direitos e na manutenção do Estado de Direito, demonstrando a relevância do evento para o cenário jurídico nacional.
Presença de autoridades na sessão solene de abertura do ano judiciário
A abertura do ano do Judiciário, no plenário da corte, foi marcada pela presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), e de diversas outras autoridades da política e do Poder Judiciário. Entre os presentes, estava Flávio Dino, que nesta quinta deixou o Ministério da Justiça e da Segurança Pública e no próximo dia 22 vai assumir uma cadeira no Supremo.
Ele foi escolhido pelo presidente Lula para substituir a ministra Rosa Weber, que se aposentou no ano passado.
Além disso, a sessão solene contou com a presença do Ministro da Justiça, autoridades da política, e a Ministra Rosa Weber, que se destacou durante a abertura do ano judiciário. Durante a solenidade, aconteceu a execução do Hino Nacional, com a participação de Ministros do STF e demais autoridades presentes. O Plenário do Supremo ficou lotado durante a sessão solene de abertura do ano judiciário, demonstrando a importância do evento para a justiça brasileira.
Veja a seguir algumas imagens da abertura do ano judiciário no STF, que registram a presença de diversas personalidades, como Luís Roberto Barroso, Lula, Marcos Pereira, Beto Simonetti, Flávio Dino, Jorge Messias, Ricardo Lewandowski, Geraldo Alckmin, Janja, Henrique Ávila, Fernanda Tortima, Isaac Sidney, Helena Refosco, Fabia Galvão, Bruno Bianco e Luís Inácio Adams.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo