Jogos adiados: tragedia climática no Rio Grande do Sul. Atrasados: semanas de maio (9-15). Grêmio x Huachipato, Estudiantes e Grêmio, Inter x Real, Tomayapo x Inter, assunto interno. Instalações CT: estádio, resgates, pessoas ilhadas. Jogos: Grêmio vs Huachipato, Grêmio vs Estudiantes, Inter vs Real, Tomayapo vs Inter.
A Conmebol anunciou nesta manhã as novas datas dos confrontos do Grêmio e do Internacional que foram adiados devido às condições climáticas adversas no Rio Grande do Sul. Os jogos foram reprogramados para o final do mês.
Os jogos foram reagendados para garantir a segurança dos jogadores e torcedores, além de preservar a integridade dos campos. A Conmebol confirmou que as partidas serão disputadas em locais neutros, seguindo todas as medidas de segurança necessárias.
Partidas adiadas de Grêmio e Inter devido à tragédia climática
As partidas do Grêmio contra o Huachipato, no Chile, e diante do Estudiantes, como mandante, foram reagendadas para os dias 4 e 8 de junho, terça e sábado, respectivamente. O encontro com os argentinos ainda tem sede ‘a definir’.
Já o Inter visita o Real Tomayapo, na Bolívia, também no dia 4, e recebe o Delfín, do Equador, no dia 8. A partida em casa do Colorado, assim como no caso do Grêmio, está com local ‘a definir’.
Inicialmente, os quatro jogos estavam marcados para as semanas de 9 e 15 de maio, mas foram adiados pela Conmebol devido à tragédia climática que assolou a região. Como o ge publicou no sábado, há conversas com a entidade para que mais partidas da dupla gaúcha sejam reagendadas.
Nos últimos dias, surgiu na Argentina especulações de que a Conmebol estaria estudando retirar a dupla Gre-Nal da Libertadores e da Sul-Americana, para não prejudicar o calendário dessas competições. A entidade, porém, garante que não existe a chance disso acontecer e diz que o assunto não é debatido internamente.
Por enquanto, a CBF mantém a decisão de adiamento dos jogos de todas as equipes gaúchas até 27 de maio. Sem perspectiva de nova suspensão, Grêmio e Inter têm buscado novas soluções para treinar e mandar suas partidas, mesmo contra vontade deles.
Os presidentes dos dois clubes já afirmaram publicamente que defendem a suspensão do Brasileirão. Eles, junto do Juventude, enviaram um ofício para a CBF no sábado, pedindo que o campeonato inteiro pare por até três rodadas.
A expectativa é que na próxima semana a água possa baixar no Beira-Rio e Arena. Antes disso, não há como ter uma estimativa de tempo de recuperação dos gramados. Os campos dos estádios e dos CT ficaram completamente alagados e só quando a cheia diminuir as condições serão avaliadas.
Alguns clubes brasileiros colocaram as instalações de CT e estádio à disposição das equipes gaúchas. Mas diante de resgates que ainda estão sendo realizados e pessoas ilhadas em suas casas, Grêmio e Inter dão preferência para permanecer em Porto Alegre.
Fonte: © GE – Globo Esportes