ouça este conteúdo
Correção Nacional de Justiça fechou, em sexta-feira (21/6), rotina de inspeção no Tribunal de Justiça do Ceará. Abordou rotinas, unidades judiciárias e administrativas, serviços extrajudiciários, Regulamento Interno do CNJ, melhor acompanhamento, atividades judiciárias em 27 estados e DF, integração, rapidez e eficiência, Plenário do CNJ, boas práticas, Tempo de Justiça, Alice e dificuldades em licitações, críticas e sugestões, crescimento. (148 caracteres)
A Corregedoria Nacional de Justiça finalizou, na última sexta-feira (21/6), as inspeções de praxe no Tribunal de Justiça do Ceará. Durante as atividades, foram analisadas minuciosamente as áreas administrativas e jurídicas, além das serventias extrajudiciais da cidade e do interior do estado.
Além disso, os exames realizados pela equipe da Corregedoria Nacional de Justiça garantiram a eficiência e transparência das operações no Tribunal de Justiça do Ceará. As verificações minuciosas contribuíram para aprimorar os processos e assegurar a qualidade dos serviços prestados à população cearense.
Inspeções do CNJ no TJ-CE: Encerramento do Ciclo de Verificações
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) marcou o fechamento do ciclo de inspeções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sendo o 27º e último tribunal estadual a passar pela inspeção da Corregedoria Nacional, sob a gestão do ministro Luis Felipe Salomão, o TJ-CE foi palco de minuciosos exames. As inspeções ordinárias, conforme previsto no Regimento Interno do CNJ, têm o propósito de garantir um acompanhamento mais próximo das atividades do Judiciário nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Inspeções de Rotina e Eficiência Administrativa e Judiciária
Durante o encerramento das inspeções no Ceará, o coordenador da inspeção, desembargador Fábio Uchôa Montenegro, enfatizou a importância da celeridade e eficiência da Justiça brasileira. A integração entre as unidades administrativas e judiciárias é fundamental para promover a excelência em todo o sistema. Montenegro ressaltou que, ao identificar falhas ou irregularidades, soluções são prontamente buscadas, muitas vezes antes mesmo da aprovação do relatório da inspeção pelo Plenário do CNJ.
Boas Práticas e Programa Tempo de Justiça: Destaques nas Inspeções
Destacando as boas práticas encontradas no Ceará, o magistrado elogiou o funcionamento do Programa Tempo de Justiça, que busca acelerar processos criminais. O desembargador enfatizou a importância de replicar iniciativas bem-sucedidas em todo o país. Além disso, o tribunal foi elogiado pela utilização eficaz do ‘Sistema Alice’, uma ferramenta que auxilia na identificação de problemas em editais de licitação.
Recepção de Críticas e Sugestões para o Crescimento Institucional
O presidente do TJ-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, expressou abertura para críticas e sugestões, reconhecendo que contribuem para o crescimento contínuo da instituição. A cerimônia de encerramento das inspeções foi realizada na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), evidenciando o compromisso do tribunal com a transparência e melhoria constante.
Agenda de Inspeções no Ceará: Atividades e Palestras
Durante a semana de inspeções no TJCE, o ministro Luis Felipe Salomão participou de diversas atividades, incluindo encontros com autoridades locais e palestras sobre a atividade correicional. O evento no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) abordou os desafios e inovações no sistema judiciário, destacando o papel das escolas judiciais na modernização do Judiciário brasileiro. A colaboração da juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Roberta Ferme, enriqueceu as discussões em prol da eficiência e transparência do sistema judiciário.
Fonte: © Conjur