Reunião de acompanhamento em Havana para garantir pluralidade de vozes na Conferência de educação superior na América Latina e no Caribe, com políticas de pesquisa e consultas públicas.
No contexto do Congresso Universidade 2024, aconteceu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de março, a quarta e última reunião preparatória antes da CRES+5, que é a continuação da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES 2018).
Esta reunião em Havana foi de extrema importância para definir os rumos da CRES+5 e garantir que as metas estipuladas durante a III Conferência Regional de Educação Superior em 2018 sejam alcançadas. O Congresso Universidade 2024 tem o objetivo de promover o desenvolvimento do ensino superior na região e a CRES+5 será fundamental para avançar nessa missão.
CRES+5 se prepara para reunião em Brasília
A CRES+5 se aproxima e está marcada para ocorrer em Brasília (DF) entre os dias 13 e 15 de março, com organização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC-UNESCO).
A reunião se concentrará nos 12 eixos de trabalho estabelecidos, que resultarão em uma declaração final da CRES+5 e está prevista para ser concluída na capital federal.
A reunião de Havana aprofundou os resultados das diferentes equipes de trabalho que, desde setembro de 2023, promoveram uma exaustiva revisão bibliográfica, coletaram e analisaram dados e realizaram consultas públicas virtuais, a fim de garantir a diversidade e a representatividade das vozes envolvidas na construção coletiva da educação superior na América Latina e no Caribe.
As contribuições resultaram nos 12 textos básicos, que foram amplamente discutidos em sessões participativas em Havana, abrindo, assim, o caminho para um amplo consenso. Já a primeira reunião do comitê de redação da Declaração da CRES+5 também foi realizada para trabalhar em função dos documentos-base e das contribuições recebidas durante o processo consultivo.
Primeira reunião do comitê de redação da Declaração da CRES+5
Também foi realizada a primeira reunião do comitê de redação da Declaração da CRES+5, que trabalhará em função dos documentos-base e das contribuições recebidas durante o processo consultivo. O encerramento da reunião contou com as palavras do Ministro de Educação Superior de Cuba, Walter Baluja García.
Ele agradeceu a realização dessa sessão no âmbito da ‘Universidad 2024’ e a oportunidade de compartilhar diferentes perspectivas e visões.
Conclusões, progressos e desafios – Reunidos em Havana, os representantes dos Grupos de Trabalho apresentaram os destaques de cada tema para resumir as conclusões principais e mais relevantes que surgiram durante os meses de trabalho e intercâmbio com as pessoas envolvidas nos processos de consulta.
Princípios como descolonização, inclusão, equidade, qualidade, eficiência, autonomia, participação e responsabilidade devem orientar esses processos, para os quais o financiamento e a tecnologia são essenciais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do IESALC-UNESCO
Fonte: © MEC GOV.br