ouça este conteúdo
Apple no Brasil: A Academia de Desenvolvedores oferece lugar a seis países para aprender a criar e treinar modelos de Inteligência Artificial desde zero, abrangendo conceitos-básicos, tecnologias, Core ML e frameworks. País-membro: Indonésia, Itália, Arábia Saudita, Coreia do Sul, EUA. Cultive habilidades em programação, design, marketing e seja um profissional de instituições-de-ensino parceiras de Apple. Antigos alunos contam com suporte contínuo.
A Apple divulgou recentemente a disponibilidade de um curso gratuito de inteligência artificial em diversos países, entre eles o Brasil. As inscrições para as aulas presenciais já estão abertas e prometem trazer uma introdução abrangente aos conceitos fundamentais da inteligência artificial.
Participar de um curso de inteligência artificial pode ser uma oportunidade única para ampliar seus conhecimentos nessa área em constante crescimento. A Apple reforça seu compromisso em oferecer conteúdo de qualidade e acessível, tornando o aprendizado sobre inteligência artificial mais acessível a todos interessados.
Expansão do Curso Gratuito de Inteligência Artificial
A bolsa faz parte do Apple Developer Academy, programa da big tech que oferece cursos e treinamentos sem custo de desenvolvimento, design e empreendedorismo. Além da Apple, Google, Microsoft e IBM são outras empresas de tecnologia que oferecem certificações gratuitas de IA (veja ao final da reportagem).
O Apple Developer Academy foi criado em 2013 e, naquele ano, a Apple escolheu o Brasil para a estreia. Segundo a empresa, durante esses 10 anos, mais de 3 mil brasileiros entraram no mercado de trabalho atuando em várias áreas da tecnologia.
Os alunos aprovados no curso de IA vão aprender sobre conceitos básicos das tecnologias e frameworks de IA, Core ML e como criar/treinar modelos de inteligência artificial do zero. Eles também poderão estudar programação, além de design, marketing e habilidades profissionais.
Os estudantes vão aprender com o currículo guiado e tarefas de projetos que incluem a ajuda de mentores e mais de 12 mil ex-alunos da Academy no mundo todo, conforme a big tech. Com as novas tecnologias e APIs da Apple apresentadas na WWDC 2024, os estudantes também terão um acesso ainda maior às ferramentas que permitem criar projetos e apps excepcionais.
Inscrição
As aulas serão ministradas em instituições de ensino parceiras da Apple no Brasil (veja a lista abaixo). Cada uma delas tem um site dedicado ao programa em que os interessados podem acompanhar a abertura das inscrições.
Instituto Eldorado (Campinas/SP)
Mackenzie (São Paulo)
PUC-RS (Porto Alegre)
PUC-PR (Curitiba)
Senac (São Paulo)
Universidade Católica de Brasília (UCB) (Brasília)
PUC-RJ (Rio de Janeiro)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) (Fortaleza)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Recife)
Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) (Manaus)
A Apple afirma que ex-alunos do Apple Developer Academy também podem participar do processo seletivo. Além do Brasil, o curso estará disponível na Indonésia, Itália, Arábia Saudita, Coreia do Sul e EUA. Outros cursos de IA gratuitos incluem o IBM SkillsBuild, Introdução aos Modelos de Linguagem (LLM) do Google e Fundamentos de carreira em IA generativa da Microsoft e LinkedIn. O I2A2 – Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée oferece vários cursos gratuitos de inteligência artificial, com possibilidade de intercâmbio para o Canadá.
Fonte: © G1 – Tecnologia