Na Baía de Chetumal, Tamm Ja marca 420 metros de profundidade. Medicos e pesquisadores usaram CTD e sondas para estudar propriedades azul, profundo, da água no Mar do Caribe, Península de Yucatán, México. (420 metros, Baía de Chetumal, Mar do Caribe, Península de Yucatán, México, CTD, sondas, propriedades, água, blue hole)
Em uma incrível descoberta, cientistas revelaram que o incrível Taam Ja’ Blue Hole é conhecido como o buraco azul profundo mais impressionante do planeta, com mais de 420 metros de profundidade. Situado na Baía de Chetumal, ao longo da costa sudeste da Península de Yucatán, no México, o Taam Ja’ Blue Hole se destaca por sua magnitude magnífica. Cientistas e mergulhadores ficaram maravilhados com a grandiosidade deste buraco azul profundo.
Explorar cavernas subaquáticas como o Taam Ja’ Blue Hole é uma experiência única e desafiadora para os aventureiros mais corajosos. Descobrir os mistérios escondidos nas profundezas destas cavernas subaquáticas é uma oportunidade única para pesquisadores e aficionados da natureza explorarem os segredos pré-históricos guardados sob as águas turquesas. A grandiosidade do Taam Ja’ Blue Hole e de outras cavernas subaquáticas ao redor do mundo nos lembra da vastidão e beleza desconhecida que reside sob a superfície dos oceanos.
Buraco Azul Profundo: O Misterioso Taam Ja
Recentemente, novas medições revelaram informações surpreendentes sobre o Taam Ja’ Blue Hole, localizado na Baía de Chetumal, situada na costa sudeste da Península de Yucatán, México. Com uma profundidade de pelo menos 420 metros, o buraco azul é mais profundo do que o próprio Empire State Building, que possui 381 metros de altura. No entanto, os pesquisadores ainda não foram capazes de alcançar o fundo desse enigmático buraco.
A descoberta foi documentada na revista Frontiers in Marine Science, em um artigo publicado na segunda-feira, 29. Segundo a pesquisa realizada em dezembro de 2023, uma expedição com mergulhadores foi conduzida para realizar medições precisas com um perfilador de condutividade, temperatura e profundidade (CTD), um dispositivo equipado com um conjunto de sondas que coleta e transmite as propriedades da água em tempo real, através de um cabo.
De acordo com os dados obtidos, o Taam Ja se destaca como o buraco azul mais profundo conhecido em todo o mundo, mantendo seu fundo inexplorado até o momento. Com significado de ‘águas profundas’ na língua maia, esse buraco azul foi descoberto em 2021, inicialmente medindo 274 metros de profundidade. Com a nova descoberta, ele ultrapassou o Buraco do Dragão, no Mar da China, que tinha 300 metros de profundidade, conquistando o título de maior buraco azul do planeta.
Mas afinal, o que são buracos azuis? Tratam-se de cavernas subaquáticas que se formaram ao longo de milhares de anos. Essas estruturas são comuns em regiões litorâneas onde o calcário e outros tipos de rochas solúveis estão presentes. A peculiaridade e o mistério que envolvem o Taam Ja e outros buracos azuis continuam a intrigar cientistas e entusiastas do mundo subaquático.
Fonte: @ Terra