ouça este conteúdo
De atriz crucificada a Zé Gotinha, eventos memoráveis e polémicos: Parada do Orgulho, LGBT+, Paulista, desfile, discriminações, direitos, recordes Guiness, World Book, Livro Mundial dos Recordes, maior público, registrado secretaria municipal de turismo, avenida, Copco Arena, trios elétricos, avenida Paulista.
A Parada do Orgulho LGBT+ é um evento icônico que celebra a diversidade e a luta por direitos iguais. Em seus 27 anos de existência, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo se tornou um marco na luta contra a discriminação e a favor da inclusão. A cada edição, milhares de pessoas se reúnem para celebrar a diversidade e reivindicar respeito e igualdade para a comunidade LGBT+.
O desfile da Parada do Orgulho LGBT+ é um momento de celebração e resistência, onde cores, brilho e alegria tomam conta das ruas. É uma oportunidade de mostrar ao mundo que o amor e a diversidade são mais fortes do que qualquer forma de preconceito. Participar do desfile de orgulho LGBT+ é uma experiência única e empoderadora, que fortalece os laços de uma comunidade unida em busca de seus direitos e reconhecimento.
Parada do Orgulho LGBT+: Momentos Memoráveis
Relembre abaixo dez momentos memoráveis ou polêmicos do evento. Em todo o mundo, as Paradas são desfiles políticos que, de um lado, exigem direitos e o fim da discriminação e, por outro, celebram avanços já conquistados pela comunidade LGBT+. Neste ano de 2024, a Parada de São Paulo, uma das maiores do mundo, espera reunir milhões de pessoas sob o tema ‘Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote Consciente por Direitos da População LGBT+’.
Desfile de Orgulho LGBT+: História e Significado
A Parada do Orgulho LGBT+ terá Pabllo Vittar, Gloria Groove e mais; confira Parada do Orgulho de SP começou com drag queen deitada na av. Paulista; entenda 28 de junho: Conheça a origem do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ Início com Kaká Di Poly deitada (1997) A primeira Parada de São Paulo só ocorreu porque a drag queen Kaká Di Poly se deitou no asfalto da avenida Paulista para impedir o trânsito de carros e abrir espaço para o desfile. Em 1997, o evento foi bem menor do que é atualmente, levando 2.000 pessoas às ruas para protestar contra discriminações e sob o tema ‘Somos Muitos, Estamos em Várias Profissões’.
Parada do Orgulho LGBT+: Recordes e Reconhecimento Mundial
Foto: Reprodução/Instagram/@kakadipolly Entrada no Guiness World Book (2006) Em 2006, com um público de 2,5 milhões de pessoas, segundo os organizadores, a Parada de SP entrou para o Guiness World Book (Livro Mundial dos Recordes) como a maior Parada do mundo. Em 2008, no entanto, o evento foi excluído da lista por problemas na confiabilidade dos dados. Desde 2019, a Parada de Nova York se tornou, oficialmente, a maior, tendo atingido público de 5 milhões de pessoas em 2019. Maior público já registrado (2011) O maior público já registrado pela Parada de São Paulo foi o de 4 milhões de pessoas (2011 e 2022), o que mantém o evento como um dos maiores e mais relevantes do planeta na luta por direitos da comunidade LGBT+. Pessoas de todo o mundo ainda consideram que a Parada de São Paulo é a maior do mundo. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SPTuris), o evento é aquele que mais atrai turistas para a capital paulista.
Parada do Orgulho LGBT+: Expressão e Resistência
Travesti crucificada (2015) A atriz Viviany Beleboni, 35, foi assunto em todo o Brasil ao simular a crucificação dela mesma em cima de um trio elétrico durante a edição da Parada de 2015. Ela apareceu com os seios à mostra e coberta de tinta vermelha, como se fosse sangue. Ela justificou o ato como uma forma de ‘representar a agressão e a dor que a comunidade LGBT tem passado’ e disse que nunca teve intenção de atacar o cristianismo. A atriz recebeu diversas ameaças naquele ano por causa do protesto. Foto: Reprodução/YouTube Elenco de Sense8 (2017) A série original da Netflix Sense8, que tinha personagens LGBT+ entre os oito protagonistas, gravou uma cena durante a Parada de São Paulo de 2017. Na época, a série foi um grande sucesso no Brasil e ficou entre os produtos mais vistos da plataforma de streaming no país. Sense8 na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo Primeira Marcha do Orgulho Trans (2018) Com a difusão cada vez maior das demandas da comunidade trans entre ativistas,
Fonte: @ CNN Brasil