ouça este conteúdo
Próximos dias, Júpiter, Marte e Saturno alignamos no céu, Lua variando posições diferentes na linha de visão, semelhante a pista de atletismo, configuração visual: Júpiter-Marte-Saturno.
Na iminência do alvorecer dos próximos dias, os astros Júpiter, Marte e Saturno estarão em perfeito alinhamento no firmamento. A presença da Lua também será marcante nesse espetáculo celeste, contribuindo para o belo alinhamento planetário que poderá ser observado.
Além disso, a Lua, em conjunção com os planetas, proporcionará um espetáculo único e memorável para os amantes da astronomia. O fenômeno de alinhamento e conjunção dos corpos celestes certamente encantará a todos que contemplarem o céu noturno nessas noites especiais.
Explorando o Alinhamento dos Astros no Céu
O momento ideal para contemplar os astros se alinhando é pouco antes do amanhecer do dia 29 de junho, um sábado, quando se observa o horizonte Leste, a direção em que o Sol nasce. Esse fenômeno, visível a olho nu, não requer instrumentos para a observação, a menos que se deseje avistar Urano, que também estará nessa mesma linha.
Astronomicamente, o termo mais técnico para esse evento é conjunção, embora o termo ‘alinhamento’ seja mais popular entre o público em geral. Não se trata de um evento extraordinário nem de grande relevância para a Astronomia, uma vez que os movimentos dos planetas são bem conhecidos. Trata-se de um fenômeno relativamente comum, variando de período a período e dependendo dos planetas que se encontram alinhados.
Neste fim de semana, antes do nascer do Sol, ao olhar para o Leste, poderemos avistar Júpiter bem próximo do horizonte, brilhando intensamente. Essa é a descrição feita pelo professor e coordenador do Observatório Astronômico da Unesp em Bauru, Rodolfo Langhi.
Para ilustrar de forma mais simples, o professor recorre a uma analogia: imagine-se em uma pista de atletismo, observando os corredores ao seu redor. De tempos em tempos, alguns atletas ultrapassam os outros, ficando alinhados à sua linha de visão, enquanto os demais ficam fora desse campo visual. Essa dinâmica é semelhante ao movimento dos planetas em torno do Sol, com cada um seguindo uma trajetória com velocidades distintas.
Assim, quando observamos o céu e vemos os planetas alinhados em nosso campo visual, próximos uns dos outros, é como se estivessem competindo em uma corrida cósmica. Júpiter estará próximo do horizonte, seguido por Marte, que se assemelha a uma estrela vermelha de brilho suave, e mais acima Saturno, com seu tom amarelado característico. Daqui a um mês, a configuração celeste será diferente, com novos planetas alinhados em posições únicas.
Langhi destaca que há meses sem nenhum alinhamento, enquanto em outros é possível avistar os cinco planetas alinhados na mesma direção no céu. Esse evento, segundo o professor, desperta a curiosidade do público em geral para a astronomia e os estudos astronômicos, tornando a observação do céu uma experiência enriquecedora e cativante.
Fonte: © TNH1