ouça este conteúdo
Desembargador Marcelo Malucelli (TRF-4ª Região) informou Corgregedoria Nacional de Justiça sobre ignorança sobre sociedade entre Rosangela Moro (deputada federal), esposa nervosa, Rodrigo Tacla Duran (advogado), Renan Calheiros (senador), filhos, representações contra prisão, Tacla, Duran e determinação do STF, romances e escolhas politics. (146 caracteres)
O magistrado Marcelo Malucelli, membro do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, comunicou à Corregedoria Nacional de Justiça que não tinha conhecimento da parceria entre seu filho, o advogado João Malucelli, e o ex-desembargador da ‘lava jato’ e atual senador Sergio Moro (União Brasil).
Em meio à polêmica, a conduta do juiz Sergio Moro tem sido questionada, levantando debates sobre a ética no âmbito judicial.
O desembargador Marcelo Malucelli e a surpresa em relação ao filho sócio de Moro
Marcelo Malucelli, em depoimento datado de 1º de junho de 2023, revelou que foi pego de surpresa ao descobrir que seu filho era sócio de Sergio Moro. As gravações desse depoimento foram disponibilizadas recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça. Em um momento inusitado, a esposa do desembargador, visivelmente nervosa, mencionou as especulações sobre a ligação de seu marido com Moro. A revelação do filho, João, de que ele era de fato sócio de Moro, pegou a todos de surpresa em casa, inclusive o próprio Marcelo Malucelli, que não tinha conhecimento dessa associação. No entanto, ele enfatizou que essa informação jamais interferiria em suas decisões judiciais.
A relação entre o filho do desembargador e a família Moro vai além dos negócios, já que ele namora a filha mais velha de Sergio Moro e é sócio tanto dela quanto do senador e da deputada federal Rosangela Moro no escritório Wolff & Moro Sociedade de Advogados. A revelação dessa sociedade veio à tona em meio a representações movidas contra o desembargador por Rodrigo Tacla Duran e o senador Renan Calheiros.
A Corregedoria do CNJ está investigando se Marcelo Malucelli agiu para restabelecer uma ordem de prisão contra Tacla Duran, que atualmente reside na Espanha, mesmo com a determinação do Supremo Tribunal Federal para que o caso fosse tratado exclusivamente pelo tribunal superior. Na época, a decisão sobre a ordem de prisão chegou a ser divulgada no site do TRF-4, mas posteriormente foi removida.
Em seu depoimento ao juiz auxiliar Otávio Port, o desembargador enfatizou que não influencia nas escolhas políticas, profissionais ou romances de seus filhos. Ele ressaltou que nunca teve uma relação social com Sergio Moro, conhecendo-o apenas no âmbito profissional de trabalho. Após a revelação da sociedade entre seu filho e a família Moro, Marcelo Malucelli decidiu se afastar dos casos relacionados à ‘lava jato’.
Fonte: © Conjur