Placas de vídeo NVIDIA GeForce SUPER: atualização no portfólio da empresa com novas GPUs, incrementos em núcleos CUDA e diferentes preços.
A NVIDIA tem se destacado no mercado de placas de vídeo com o lançamento de diferentes modelos ao longo dos anos, e a linha GeForce SUPER é uma das mais aguardadas pelos entusiastas de jogos e profissionais que necessitam de alto desempenho gráfico.
Com um design inovador e tecnologia de ponta, as placas de vídeo superiores da NVIDIA oferecem um desempenho impressionante em jogos e aplicações de edição de vídeo. As placas SUPER estão conquistando um espaço importante no mercado, proporcionando uma experiência visual de alta qualidade para os usuários exigentes.
O que é o prefixo SUPER nas placas da NVIDIA?
O termo SUPER é o prefixo que indica uma atualização em um modelo de placa que já existe, melhorando certos aspectos da placa e, geralmente, trazendo um preço mais competitivo.
- Como identificar sua placa de vídeo
- GeForce, Quadro, RTX, CMP: entenda as linhas de placas de vídeo da Nvidia
Em comparação a outras nomenclaturas utilizadas pela NVIDIA, as placas SUPER até que são relativamente recentes, mas já começaram a ter um bom acolhimento por parte do público.
No entanto, ainda é algo que gera dúvidas entre a comunidade do hardwares devido a semelhanças com as famosas placas Ti. Com o intuito de esclarecer o que exatamente é o sufixo SUPER e onde essas placas de vídeo se encaixam, o Canaltech teve a oportunidade de conversar com o Gerente de Marketing Técnico da NVIDIA Brasil, Alexandre Ziebert.
O que quer dizer o SUPER nas placas da NVIDIA?
O sufixo SUPER indica que um determinado modelo de placa de vídeo recebeu uma atualização, ou seja, um incremento, como esclarece o especialista da NVIDIA.
Por exemplo, as RTX 2060 SUPER, RTX 2070 SUPER, RTX 4070 SUPER e RTX 4080 SUPER são produtos superiores em relação aos modelos-base. Segundo Alexandre Ziebert, ‘O SUPER vem para indicar uma versão melhorada de um modelo que já existe. Recentemente lançamos versões SUPER das GeForce RTX Série 40; a 4070 SUPER conviverá com a 4070, enquanto a 4070 Ti SUPER e a 4080 SUPER substituirão os modelos ‘normais”.
As primeiras NVIDIA GeForce SUPER foram lançadas por volta de 2019 com a chegada das RTX 2060, 2070 e 2080 SUPER. Esses modelos fizeram muito sucesso em comparação às versões iniciais e se tornaram as principais da geração RTX 20.
No final daquele ano a empresa também lançou as GeForce GTX 1650 SUPER e 1660 SUPER, que tiveram destaque e grande popularidade naquela época. Como são relativamente recentes, ainda não há uma certa frequência de quando essas GPUs aparecerão no mercado, mas pode-se considerar que o lançamento da linha acontece entre seis meses a um ano a partir dos primeiros modelos padrão.
No entanto, nem toda geração conta com as SUPER, como foi o caso das RTX 30, que mantiveram apenas o sufixo Ti. Já em 2024 as placas voltaram a aparecer, justamente para indicar uma atualização no meio de uma geração. Elas podem coexistir com os modelos-base, como a RTX 4070 e RTX 4070 SUPER, mas, em outros casos, o modelo padrão pode ser descontinuado e somente o produto SUPER terá continuidade no mercado, por um preço igual ou menor, porém com maior desempenho.
SUPER é significativamente melhor que os modelos habituais?
Teoricamente, os modelos SUPER tendem a ser mais rápidos que suas contrapartes habituais, pois costumam possuir frequências mais elevadas, maior contagem de núcleos CUDA, shaders, RT Cores, etc.
No entanto, essa vantagem pode ser equilibrada, em torno de 5% a 10%, dependendo da situação. Portanto, não é viável esperar um dobro ou triplo de desempenho com esses ‘super’ lançamentos.
Quais placas da NVIDIA utilizam o sufixo SUPER?
Devido aos lançamentos recentes, o número de placas de vídeo com essa nomenclatura ainda é limitado. Contudo, a expectativa é que mais GPUs assim apareçam nos próximos anos.
Placas de vídeo da NVIDIA com o sufixo SUPER | |
Modelo | Ano lançamento |
GeForce RTX 2060 SUPER | 2019 |
GeForce RTX 2070 SUPER | 2019 |
GeForce RTX 2080 SUPER | 2019 |
GeForce RTX 1660 SUPER | 2019 |
GeForce RTX 1650 SUPER | 2019 |
GeForce RTX 4070 SUPER | 2024 |
GeForce RTX 4070 Ti SUPER | 2024 |
GeForce RTX 4080 SUPER | 2024 |
Quem vence na disputa: GeForce SUPER ou Ti?
A principal questão dos consumidores nos últimos tempos reside nos sufixos utilizados pela NVIDIA.
Afinal, as GeForce SUPER são superiores às GeForce Ti, ou é o contrário? A verdade é que as GeForce Ti representam as principais placas de vídeo da NVIDIA e são superiores aos modelos SUPER. Elas poderiam ser consideradas intermediárias, pois superam as placas comuns, mas são inferiores em relação às Ti.
Contudo, Ziebert menciona que esses sufixos podem ser combinados. Segundo ele, ‘A versão Ti ainda é superior à versão SUPER de um mesmo modelo, mas ambas podem ser combinadas, como é o caso da 4070 Ti SUPER, ainda mais potente que a 4070 Ti, que por sua vez é superior à 4070 SUPER’.
Vale a pena adquirir uma GeForce SUPER?
Devido à sua recenticidade, é complexo realizar uma avaliação mais aprofundada em relação ao custo-benefício das GeForce SUPER em comparação às versões Ti.
Apesar disso, por surgirem quase sempre entre gerações, oferecerem mais desempenho e geralmente terem preços mais acessíveis, as RTX SUPER podem ser boas alternativas de aquisição. Todavia, isso não deve ser considerado uma regra absoluta.
Apesar das placas SUPER serem teoricamente melhores, é sempre crucial analisar as condições de preço e disponibilidade dos modelos padrões e Ti, além de compreender a diferença de performance entre esses produtos. Para isso, a melhor opção é acompanhar as análises e comparativos realizados pelo Canaltech.
Fonte: © CanalTec
Comentários sobre este artigo