Powell fala ao vivo sobre política monetária na Câmara dos EUA com destaque para depoimento FOMC, relaxamento, PCE, emprego, inflação e mercado de trabalho.
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, está agendado para realizar um testemunho hoje, 6, às 12h de Brasília, perante a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, com o mercado atento a possíveis indicações de mudanças na política monetária. Veja a íntegra do discurso abaixo.
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, está programado para dar um depoimento hoje, 6, às 12h de Brasília, perante a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, com o mercado atento a possíveis indicações de cortes na política monetária e outras medidas para impulsionar a política econômica. Veja a íntegra do discurso abaixo.
Política Monetária: Análise da Atuação do FOMC
CONFIRA: Curva de juros dos EUA A expectativa predominante, de acordo com analistas, é que o Fed iniciará o relaxamento da política monetária na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) em 12 de junho.
‘A economia americana segue como um pilar de força para o crescimento global’, afirma Gregory Daco, economista-chefe na EY. Por outro lado, ‘há desafios, mas, de modo geral, não se vislumbra uma retração imediata no setor privado’, afirmou ao Financial Times.
Política Econômica: Foco na Recuperação da Economia Americana
Assista ao vivo agora:
Discurso de Powell no Congresso dos EUA
O Federal Reserve continua totalmente focado no nosso duplo mandato de promover o emprego máximo e preços estáveis para o povo americano.
A economia fez progressos consideráveis em direção a estes objetivos durante o ano passado. Embora a inflação permaneça acima do objetivo de 2% do FOMC, diminuiu substancialmente e o abrandamento da inflação e ocorreu sem um aumento significativo do desemprego.
À medida que a tensão no mercado de trabalho diminuiu e os progressos em matéria de inflação continuaram, os riscos para alcançar os nossos objetivos em matéria de emprego e de inflação têm vindo a adquirir um maior equilíbrio. Mesmo assim, o Comitê continua muito atento aos riscos de inflação e está perfeitamente consciente de que a inflação elevada impõe dificuldades significativas, especialmente àqueles que têm menos capacidade para fazer face aos custos mais elevados de bens essenciais, como alimentação, habitação e transporte.
Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC): Estabilização da Economia e do Mercado de Trabalho
O FOMC está fortemente empenhado em fazer com que a inflação regresse ao seu objetivo de 2%.
A restauração da estabilidade de preços é essencial para alcançar um período sustentado de condições fortes no mercado de trabalho que beneficiem a todos. Analisarei a atual situação econômica antes de passar à política monetária. Situação Econômica Atual e Perspectivas A atividade econômica expandiu-se a um ritmo forte durante o ano passado.
Relaxamento da Política Monetária: Resultados Positivos na Economia Americana
No conjunto de 2023, o produto interno bruto aumentou 3,1 por cento, impulsionado pela sólida procura dos consumidores e pela melhoria das condições de oferta. A atividade no sector da habitação foi moderada durante o ano passado, refletindo em grande parte as elevadas taxas hipotecárias.
As taxas de juro elevadas também parecem ter pesado sobre o investimento fixo das empresas. O mercado de trabalho permanece relativamente restritivo, mas as condições de oferta e procura continuaram a encontrar um melhor equilíbrio.
Abordagem do FOMC: Redução da Inflação e Manutenção do Emprego Máximo
Desde meados do ano passado, os ganhos de emprego na folha de pagamento atingiram uma média de 239.000 empregos por mês, e a taxa de desemprego permaneceu perto de mínimos históricos, em 3,7%.
A forte criação de emprego tem sido acompanhada por um aumento na oferta de trabalhadores, especialmente entre indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, e por um ritmo forte e contínuo de imigração. As ofertas de emprego diminuíram e o crescimento dos salários nominais tem diminuído.
Informações Relevantes: Contenção Política e Objetivos FOMC
Embora a disparidade entre empregos e trabalhadores tenha diminuído, a procura de trabalho ainda excede a oferta de trabalhadores disponíveis.
O forte mercado de trabalho ao longo dos últimos dois anos também ajudou a reduzir as disparidades de longa data no emprego e nos rendimentos entre grupos demográficos. A inflação diminuiu notavelmente durante o ano passado, mas permanece acima da meta de longo prazo de 2% do FOMC.
Desafios Futuros: Impactos da Política Monetária na Economia
Aos considerar quaisquer ajustes ao intervalo-alvo da taxa diretora, avaliaremos cuidadosamente os dados recebidos, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos.
O Comitê não espera que seja apropriado reduzir o intervalo da meta até que tenha ganhado maior confiança de que a inflação está a evoluir de forma sustentável para 2 por cento. Continuamos empenhados em reduzir a inflação para o nosso objetivo de 2% e em manter as expectativas de inflação a longo prazo bem ancoradas.
Compromisso em Alcançar Objetivos Econômicos: A Missão Pública da Reserva Federal
Para concluir, entendemos que as nossas ações afetam comunidades, famílias e empresas em todo o país. Tudo o que fazemos está a serviço da nossa missão pública. Obrigado. Fico feliz em tirar suas dúvidas.
Precisa de ajuda para navegar nos mercados e lidar com os índices e indicadores?
InvestingPro é para você! Seja você busca conquistar orientações sobre investimentos ou procura por ferramentas que permitam escolher as ações corretas do Ibovespa, (NYSE:S&P500), (NASDAQ:NDAQ) ou qualquer outro índice por conta própria, o InvestingPro tem algo a oferecer. Você encontrará estratégias de IA, indicadores exclusivos, dados financeiros históricos, notícias profissionais e muitos outros serviços para sempre manter uma vantagem nos mercados e saber quais ações comprar e quais evitar. E os leitores de nossos artigos têm por tempo limitado um desconto especial nas assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos, graças ao código promocional INVESTIR a ser inserido na página de pagamento. Inscreva-se agora!
E não esqueça o código promocional ‘INVESTIR‘, válido para assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos!
Fonte: © BR Investing