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Conceitos de Nerfar e Buffar: equilibrar personagens, armas, habilidades e mecánicas em jogos online. Ajustar taxa-de-vitória, recarga, notas e dinâmica-de-combate. Escolha-de-armamentos e táticas importam.
No universo dos jogos eletrônicos, é crucial compreender como os desenvolvedores buscam equilibrar os personagens, armas e habilidades. A arte de equilibrar os elementos do jogo é essencial para garantir uma experiência justa e desafiadora para os jogadores. Enquanto alguns ajustes podem equilibrar a competitividade, outros podem desencadear mudanças significativas na dinâmica do jogo.
Além de equilibrar os elementos do jogo, os desenvolvedores também precisam constantemente balancear e harmonizar as mecânicas para manter a diversão e a imprevisibilidade. A capacidade de regularizar as interações entre os diferentes elementos do jogo é fundamental para garantir que os jogadores sintam que têm controle sobre o resultado das partidas. A busca contínua por equilíbrio e harmonia é o que mantém os jogos eletrônicos cativantes e desafiadores.
Equilibrar o Jogo com Nerfing e Buffing
Vamos explorar mais sobre o significado, origem e aplicação desses termos no universo dos games.
O que é Nerfar?
Nerfar, do inglês ‘nerfing,’ refere-se ao ato de enfraquecer ou reduzir a eficácia de um personagem, arma, habilidade ou mecânica em um jogo. O objetivo principal de nerfar é equilibrar o jogo, evitando que certos elementos se tornem excessivamente poderosos e prejudiquem a experiência de jogo.
A origem do termo remonta aos anos 90, quando jogadores de MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games) começaram a usar a expressão para descrever quando desenvolvedores diminuíam o poder de determinados aspectos do jogo.
Significado e Origem do Termo
O termo ‘nerf’ deriva de uma linha de brinquedos da empresa Hasbro, famosa por suas armas de brinquedo feitas de espuma. A ideia é que uma arma ‘nerfada’ no jogo é tão inofensiva quanto uma arma de brinquedo. A expressão ganhou popularidade nos fóruns de discussão online e rapidamente se tornou um jargão comum na comunidade gamer.
Exemplo de Nerfing na Prática: League of Legends
Um exemplo clássico de nerfing ocorre no jogo League of Legends, da Riot Games. Suponha que um campeão como o Zed esteja dominando as partidas, com uma taxa de vitória extremamente alta. Os desenvolvedores podem decidir nerfar o Zed reduzindo o dano de suas habilidades ou aumentando o tempo de recarga (cooldown). Esse ajuste pode diminuir seu impacto em batalhas, incentivando os jogadores a explorarem diferentes estratégias e personagens.
O patch de nerf pode incluir notas como: Dano da habilidade ‘Shuriken’ reduzido de 100/150/200 para 80/130/180. Tempo de recarga da habilidade ‘Sombra Viva’ aumentado de 14 para 18 segundos. Esses ajustes são projetados para equilibrar o jogo, promovendo diversidade tática e garantindo que um único campeão não domine o cenário competitivo.
Exemplo de Nerfing na Prática: Fortnite
Outro exemplo notável de nerfing é encontrado em Fortnite, onde a Epic Games frequentemente ajusta armas que se tornam excessivamente poderosas. Em uma atualização, o ‘Pump Shotgun’ pode ter seu dano reduzido de 200 para 185 para equilibrar a dinâmica de combate entre diferentes armas. Isso obriga os jogadores a não dependerem excessivamente de uma única estratégia, fomentando a criatividade e a diversidade na escolha de armamentos e táticas.
O que é Buffar?
Por outro lado, buffar (ou ‘buff,’ em inglês) é o oposto de nerfar. Buffar envolve melhorar ou aumentar a eficácia de um personagem, arma ou habilidade, geralmente para equilibrar elementos que são considerados fracos ou subutilizados. O termo ‘buff’ é derivado da palavra ‘buffer,’ que se refere a adicionar algo para melhorar ou proteger. Nos jogos, buffing é usado para nivelar o campo de jogo e proporcionar aos jogadores uma experiência mais equilibrada.
Fonte: @Olhar Digital