Grupo terrorista reivindica ataque em boate nas redes sociais.
O atentado ocorrido em uma casa de shows próxima a Moscou, na Rússia, que resultou na morte de pelo menos 40 pessoas, foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, de acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Reuters. Trata-se de um ataque chocante que deixou a população local em estado de choque.
O grupo extremista assumiu a autoria do ataque terrorista por meio de um canal do Telegram, marcando assim o pior atentado na Rússia em 20 anos. A comunidade internacional condenou veementemente esse ataque covarde.
.
Homens armados perpetram ataque terrorista perto de Moscou
Na última sexta-feira (22), homens armados, vestidos com roupas camufladas e armados com metralhadoras, abriram fogo contra pessoas que estavam em uma casa de shows próxima a Moscou. O resultado foi devastador, dezenas de pessoas morreram e centenas ficaram feridas. A Ucrânia, país que foi invadido pela Rússia há dois anos, negou qualquer ligação com o atentado.
De acordo com a agência de notícias oficial da Rússia, a Tass, os números mais recentes indicam que houve
- 40 mortos
- Mais de 100 feridos, incluindo crianças
. O ataque teve início por volta das 20h, horário local, enquanto a banda Picnic se preparava para se apresentar no Crocus City Hall, em Krasnogorsk.
Ataque terrorista deixa rastro de destruição e morte
Ao menos cinco homens deram início ao atentado dentro do saguão da casa de shows, antes de invadir o salão principal. Testemunhas relataram duas explosões seguidas de incêndio. Apesar dos bombeiros conseguirem controlar as chamas, há o risco iminente do teto do Crocus City Hall desabar devido às explosões e tiros, conforme informou a Tass.
A mídia russa reportou que o teto do local estava cedendo e o Ministério Público abriu uma investigação confirmando se tratar de um atentado terrorista. Segundo relatos, os criminosos deram início ao ataque no lobby da casa de shows, prosseguindo para o salão principal.
Novas informações sobre o terrível atentado em Moscou
As autoridades confirmaram oficialmente 40 mortos e mais de 100 feridos. Ainda não há informações precisas sobre a quantidade de criminosos envolvidos no ataque. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas de pânico e desespero no interior da casa de shows Crocus City Hall.
Esse episódio é considerado o pior atentado ocorrido na Rússia desde a tragédia na escola de Beslan, em 2004. O show da banda de rock Picnic que estava para começar foi abruptamente interrompido pelo ataque. A capacidade do Crocus City Hall, espaço que abriga shopping, restaurantes e casa de shows, é de 6.000 pessoas.
Busca por responsáveis e medidas de segurança
A guarda nacional russa está mobilizada em busca dos homens armados responsáveis pelo atentado. Dmitry Medvedev, aliado de Vladimir Putin, garantiu que os responsáveis serão perseguidos e mortos sem piedade, classificando-os como terroristas.
A embaixada dos EUA na Rússia havia alertado sobre possíveis planos de extremistas para atacarem na região. A guerra entre Rússia e Ucrânia nos últimos anos aumenta a tensão na região, mas autoridades ucranianas negam envolvimento nos tiroteios e explosões próximos a Moscou.
Os eventos com público foram cancelados pela prefeitura e a segurança nos aeroportos foi reforçada. As investigações continuam para identificar e punir os responsáveis pelo atentado que chocou a Rússia e o mundo.
Fonte: © G1 – Globo Mundo