EUA pedem cessar-fogo imediato em Gaza na ONU, diz Blinken. Conflito no território palestino deve ser interrompido.
Os Estados Unidos tomaram a iniciativa de apresentar uma proposta na Organização das Nações Unidas (ONU) solicitando a imediata interrupção de conflitos na região da Faixa de Gaza. De acordo com fontes oficiais, o secretário de Estado Antony Blinken foi o responsável por levar a proposta adiante.
A ação dos EUA na ONU evidencia o comprometimento do país com a promoção da paz e da estabilidade em locais de conflito ao redor do mundo. A resolução proposta demonstra o esforço constante dos norte-americanos em buscar soluções diplomáticas para crises internacionais, reforçando o papel de liderança dos Estados Unidos no cenário global.
Ambição dos Estados Unidos na ONU em relação ao conflito palestino
A intenção dos Estados Unidos de apresentarem uma resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas propondo a interrupção do conflito no território palestino começou a ser divulgada em fevereiro. Aliados de Israel, os EUA têm vetado resoluções anteriores apresentadas por outros países que pediam cessar-fogo em Gaza. Uma dessas resoluções foi proposta pelo Brasil em outubro de 2023.
Nas últimas semanas, o governo norte-americano tem alterado sua postura em relação ao conflito em Gaza. O presidente Joe Biden tem manifestado preocupação com o alto número de civis mortos no território palestino.
Mudança de postura dos EUA em relação a Israel
No início de março, durante uma entrevista, Biden afirmou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está ‘prejudicando mais do que ajudando’ Israel com suas ações na Faixa de Gaza.
O presidente americano ressaltou que Netanyahu tem o direito de defender Israel e de perseguir o Hamas, porém, deve ter mais cuidado com as vidas inocentes perdidas em meio ao conflito. Biden também expressou preocupação com a possibilidade de uma operação israelense na cidade de Rafah, no sul de Gaza, onde mais de 1 milhão de palestinos residem.
Fonte: © G1 – Globo Mundo