ouça este conteúdo
Iniciativa do Instituto CCR: Tarsila do Amaral obras em Via Quatro, imersiva exibição (Libras, Braille, ampliada fonte, audiodescrita, quadros táticos) de “As Margaridas” (1922-1923), linha Metrô, instalação na estação do Projeto Centenarios.
A partir do dia 16 de julho, a estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela do Metrô, na capital paulista, será palco de uma exibição imperdível e imersiva com obras da artista Tarsila do Amaral, que marcou presença na Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922. A exibição é uma iniciativa do Instituto CCR, que gerencia a Via Quatro, concessionária da linha do Metrô. Focando na produção artística de Tarsila entre os anos de 1922 e 1923, a mostra apresentará, além de outras obras, uma instalação inspirada na obra ‘As Margaridas de Mário de Andrade’, em homenagem ao poeta Mário de Andrade, próximo amigo de Tarsila.
A exibição gratuita é parte do Projeto Centenários, que busca aproximar renomados artistas da cultura brasileira dos usuários do transporte público de São Paulo de forma acessível. Outras estações da linha já tiveram exibições, com trabalhos de Cândido Portinari na Estação Higienópolis-Mackenzie e da artista plástica Tomie Ohtake na Estação Faria Lima. A exibição gratuita de Tarsila do Amaral promete encantar e inspirar visitantes de todas as idades, celebrando a riqueza da arte brasileira e sua diversidade.
Exibição de obras de Tarsila do Amaral no Metrô de São Paulo
A exibição gratuita de obras de Tarsila do Amaral nas estações da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo é uma iniciativa do Instituto CCR em parceria com a Via Quatro. Essa produção artística da década de 1922-1923, conhecida como ‘As Margaridas’, ganha uma abordagem inclusiva, com recursos como Libras, Braille, fonte ampliada, narração audiodescrita e quadros táticos, garantindo acessibilidade a todos os usuários do transporte público paulista.
Experiência imersiva na mostra de Tarsila do Amaral
A exibição das obras de Tarsila do Amaral proporciona uma experiência imersiva, conectando as pessoas à figura icônica que deixou um impacto duradouro na sociedade brasileira. A diretora-executiva do Instituto CCR, Renata Ruggiero, destaca que essa iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e à educação, transformando a jornada dos clientes do Metrô de São Paulo em uma verdadeira viagem artística.
Inclusão e celebração da arte de Tarsila do Amaral
A sobrinha-neta de Tarsila, Tarsilinha do Amaral, expressa sua aprovação à iniciativa de incentivo à cultura, que inclui o patrocínio de eventos como a temporada carioca do musical ‘Tarsila, a brasileira’, com Claudia Raia no papel principal. Para Tarsilinha, a exposição das obras de sua tia-avó é uma forma maravilhosa de manter viva a memória e a importância de Tarsila para a arte brasileira, enriquecendo a vida de todos que têm a oportunidade de vivenciá-la.
Fonte: @ CNN Brasil