G1 quer oferecer passatempos como entrada para mais conteúdos, incluindo editoria de jogos e alternativas, como Palavras-Cruzadas, Caça-Palavras, Sudoku e Dito, ao público consumidor em meio a notícias e redes sociais.
Encontrar maneiras criativas de manter a atenção do público e incentivá-lo a explorar diferentes seções é um desafio constante para plataformas online. No universo do entretenimento digital, os passatempos desempenham um papel crucial nessa estratégia, oferecendo diversão e interatividade aos usuários. No G1, esse conceito é valorizado e utilizado de forma inteligente para cativar a audiência.
Além das notícias e reportagens, os jogos e atividades lúdicas se tornaram ferramentas essenciais para envolver os leitores de forma mais profunda, proporcionando momentos de descontração e estimulando a interação com o conteúdo. Com uma abordagem inovadora, o G1 investe em experiências dinâmicas que transformam a visita do usuário em uma jornada personalizada de descobertas. Dessa forma, a plataforma se destaca não apenas pela informação, mas também pelo divertimento oferecido aos visitantes.
Editoria de jogos: uma alternativa para quem procura passatempos
Lançada há pouco mais de seis meses, a editoria de jogos foi criada para propiciar entretenimento para quem, além de informação, busca um pouco de leveza para quebrar a rotina. Segundo o portal, a editoria, que já ultrapassou a marca de 11 milhões de visualizações, foi elaborado tendo como base uma tendência de consumo já observada em outros países.
O respiro em meio ao noticiário: passatempos como opção de entretenimento
Lucas Herdy, gerente de conteúdo do G1, relata que veículos como The New York Times vêm apostando nos passatempos não somente como forma de atratividade aos leitores como também como alternativa para quem procura um respiro em meio ao noticiário muitas vezes pesado do dia a dia. ‘Acho que as pessoas estão procurando uma válvula de escape para o excesso de conteúdo. E, muitas vezes quando elas têm um tempo livre, elas não querem entrar em redes sociais. Elas preferem procurar algum tipo de passatempo que as estimulem de alguma forma’, analisa o porta-voz.
Contribuição dos passatempos para o desenvolvimento do raciocínio
Herdy embasa essa ideia citando que diversas pesquisas e estudos já apontaram a contribuição de jogos como palavras cruzadas, caça-palavras e outros para o desenvolvimento da concentração e do raciocínio.
A variedade de passatempos disponíveis no G1
Atualmente, o G1 oferece ao público opções de passatempos como Palavras-Cruzadas, Caça-Palavras, Sudoku e Dito. O mais popular é o Soletra, jogo em que os usuários precisam formar diferentes palavras a partir de uma quantidade limitada de letras. Nesse passatempo, o tempo de engajamento é até 68% maior do que nas demais páginas do portal. As pessoas passam, em média, cerca de cinco minutos em cada sessão.
Estratégias focadas em passatempos envolvendo letras e palavras
Pelo fato de a internet ter inúmeras ofertas de jogos e passatempos, o G1 concentra suas estratégias em atividades que envolvam letras e palavras. Essa proposta vai ao encontro da premissa do portal, de priorizar a informação como elemento principal. ‘Não queremos ser um hub de dezenas de jogos e sim ter uma oferta de 7 a 10 tipos de jogos, no máximo, que as pessoas conheçam e que possam construir o hábito de jogar’, diz Herdy.
Impacto dos passatempos em diferentes faixas etárias
Embora a maior parte do público consumidor desses jogos seja composta por pessoas acima de 45 anos, a ideia de comunidade que os passatempos promovem é vista como uma oportunidade para impactar pessoas de outras faixas etárias. Nas redes sociais, é comum as pessoas trocarem informações e postagens sobre os desafios da semana e dicas de como avançar em diferentes jogos.
Opções de passatempos: uma estratégia de entretenimento sem custos adicionais
O G1 não planeja oferecer opções de passatempos pagos. A proposta é que, assim como os demais conteúdos do portal, os jogos estejam disponíveis gratuitamente para o público aproveitar momentos de descontração e entretenimento.
Fonte: @ Meio&Mensagem