A mostra no Sesc Pinheiros, a partir de 25 de abril, destaca a literatura afro-feminista a partir dos dobramentos em elementos contemporâneos.
Uma exposição imperdível está em destaque no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Chamada ‘Um Defeito de Cor’, a mostra apresenta uma reflexão sobre o Brasil Império, trazendo à tona temas importantes do século XIX. Com curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, a exposição mergulha em questões sociais, culturais e políticas da época, conectando-as com a realidade atual de forma criativa e instigante.
Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar essa incrível exibição a partir de 25 de abril até 1º de dezembro. ‘Um Defeito de Cor’ promete provocar reflexões profundas e despertar novas perspectivas sobre a história brasileira. Não perca a chance de explorar essa apresentação enriquecedora e inspiradora!
Explorando a Exposição ‘Um Defeito de Cor’
A Exposição ‘Um Defeito de Cor’ apresenta uma imersão profunda na obra homônima da autora Ana Maria Gonçalves, trazendo elementos contemporâneos e dobramentos em elementos artísticos para contar uma história marcante da literatura afro-feminista. A mostra surge como uma forma de confrontar as lacunas e apagamentos históricos, especialmente em relação à população negra, ao revelar a trajetória de uma mulher africana escravizada no Brasil no século XIX em busca de seu filho.
A chegada da Exposição a São Paulo promete novidades e surpresas para os visitantes. Além das 372 peças em exibição, incluindo arte têxtil, fotografias, instalações e esculturas de artistas brasileiros, africanos e americanos, a mostra agora conta com os figurinos e croquis das fantasias da Escola de Samba Portela, inspirados no enredo do livro para o Carnaval de 2024.
O impacto da apresentação da Portela impulsionou o interesse pelo título, tornando-o um dos mais procurados nas livrarias. Novas adições à exposição, como o ‘Retrato de Ana Maria’ de Panmela Castro e a obra ‘Bori – filha de Oxum’ de Moisés Patrício, enriquecem ainda mais a experiência dos visitantes. Além disso, o mural ‘romaria’ de Emerson Rocha na entrada do local promete surpreender e envolver o público.
Dividida em núcleos não-lineares refletindo os capítulos do livro, a Exposição ‘Um Defeito de Cor’ oferece uma perspectiva não cronológica nem explicativa, mas sim uma visão aprofundada da história e dos recortes sociais do Brasil, transmitidos através da arte contemporânea. A mostra mergulha em temas como levantes negros, protagonismo feminino e culto aos ancestrais, além de abordar a identidade africana e os caminhos da população afro-brasileira desde a época da escravidão até os dias atuais.
Com curadoria de Amanda Bonan, Ana Maria Gonçalves e Marcelo Campos, a Exposição ‘Um Defeito de Cor’ estará em cartaz no Sesc Pinheiros, oferecendo entrada gratuita para todos os interessados em explorar essa narrativa rica e envolvente. Uma oportunidade imperdível de mergulhar na cultura afro-brasileira e apreciar a expressão artística em sua forma mais impactante.
Fonte: @ CNN Brasil