Empresa dinamarquesa produz única vacina contra Monkeypox aprovada em EUA e UE. OMS, saúde global, nova variante, rápida disseminação, países africanos centrais/occidentais, infecção viral endêmica, EUA, União Europeia, UE aprovação – pessoas 12-17 anos.
Monkeypox tem sido motivo de preocupação global, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarando emergência de saúde devido à propagação acelerada de uma variante mais perigosa do vírus. Esta situação tem colocado em destaque a importância das ações dos fabricantes de vacinas para conter a disseminação da doença.
A Doença de Monkeypox é causada pelo Monkeypox virus, e a rápida disseminação dessa nova variante tem levantado preocupações em todo o mundo. As autoridades de saúde estão trabalhando arduamente para conter a propagação do vírus e proteger a população. Medidas preventivas e ações coordenadas são essenciais para combater a Monkeypox e garantir a segurança de todos.
Monkeypox: A Nova Realidade da Doença de Monkeypox
Os papéis da Bavarian Nordic (BAVA, Copenhague), responsável pela única vacina contra o Monkeypox virus aprovada nos EUA e na União Europeia, tiveram um aumento notável de 47,20% nos últimos cinco dias. Especificamente, durante a sessão desta sexta-feira, a ação teve um salto de 17,83%. A empresa dinamarquesa de biotecnologia experimentou um crescimento significativo na quinta-feira, impulsionada pelas expectativas de aumento nas vendas de sua vacina, a IMVANEX.
Por outro lado, a empresa farmacêutica americana Siga Technologies (SIGA; Nasdaq), que está desenvolvendo sua própria abordagem para combater a Doença de Monkeypox, divulgou resultados desanimadores de ensaios clínicos na quinta-feira. No entanto, na sexta-feira, houve uma recuperação dos papéis, com um aumento de 9%, resultando em um avanço de 20% ao longo de cinco dias.
A Bavarian Nordic está em busca da aprovação da UE para ampliar o uso de sua vacina para pessoas de 12 a 17 anos, o que despertou o entusiasmo dos investidores. Essa extensão de faixa etária poderia permitir o uso da vacina em adolescentes já a partir do quarto trimestre de 2024. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os jovens são os mais impactados pelo surto da nova variante de Monkeypox. Até o momento deste ano, mais de 500 pessoas foram vítimas fatais do vírus.
A infecção viral endêmica tem sido observada em diversos países da África Central e Ocidental, apresentando semelhanças com a varíola humana, que foi erradicada em 1980. A rápida disseminação da Monkeypox ressalta a importância da saúde global e da aprovação de medidas eficazes para conter a propagação da doença.
Fonte: @ Valor Invest Globo