Gabriel Zaparolli fez uma composição com 180 fotos do cometa em Torres (RS): ponto mais próximo, clima, visão privilegiada, fotógrafo especializado, imagens astronômicas, estrutura em forma.
Uma visão espetacular está sendo proporcionada aos observadores do céu brasileiro desde o domingo (21), com a aparição do Cometa do Diabo brilhando intensamente. Sua passagem próxima à Terra tem encantado amantes da astronomia e curiosos que se maravilham com a beleza celestial.
Para os entusiastas da astrofotografia, capturar a beleza desse corpo celeste em sua passagem celeste é um desafio e uma recompensa incomparável. A oportunidade de registrar a magia do Cometa do Diabo iluminando o firmamento é verdadeiramente única.
Registro do Fotógrafo Especializado na Astrofotografia do ‘Cometa do Diabo’
Por estar em seu ponto mais próximo do Sol, observadores na Terra com boas condições climáticas podem ter uma visão privilegiada do corpo celeste que ganhou o apelido de ‘Cometa do Diabo’ pela estrutura em forma de chifres que aparenta ter. No último sábado (20), o fotógrafo especializado em imagens astronômicas Gabriel Zaparolli conseguiu fazer um registro da passagem do cometa no céu de Torres (RS). Na imagem, uma composição feita com cerca de 180 fotografias, o cometa surge sobre o morro da Guarita, atração turística da cidade litorânea.
Zaparolli compartilhou sua experiência, ‘No início da noite fui até o morro das Furnas pela parte sul, que fica na praia da Guarita em Torres, para realizar uma composição entre os dois morros da Guarita juntamente com o cometa 12P/Pons-Brooks na mesma imagem.’ Ele detalhou seu equipamento, uma Sony A7s2 com uma lente Sony Fe 50mm f/1.8, e explicou: ‘Após tudo preparado, comecei a registrar cerca de 180 imagens para fazer empilhamento e obter resultados da cauda do cometa e melhor nitidez da foto.’
Registro do Cometa do Diabo em Outra Localidade
Profissionais do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) também conseguiram fazer registros do cometa em uma localização a cerca de 50 km de Bauru (SP), na área rural da cidade de Paulistânia (SP). As fotos foram feitas em 19 de abril.
Entusiastas de astronomia ainda têm alguns dias para ver o cometa em seu período de maior brilho. O brilho máximo deve ser atingido no dia 23 de abril. Onde e quando ver o ‘Cometa do Diabo’? Como localizar este corpo celeste?
Fonte: © CNN Brasil