GOL continua queda com recuperação judicial e cai mais 18%, tendência de queda, processo de recuperação judicial, ADRs, fundos de índice, Chapter 11.
Investing.com – As ações da Gol (BVMF:GOLL4) amargaram uma queda brutal de mais de 33% na segunda-feira, e hoje, no mesmo tom de desvalorização, sofrem uma queda adicional de 18% às 13h36 nesta terça-feira, 30, cotadas a R$3,19, em resposta ao seu processo de recuperação judicial no mercado americano, no chamado Chapter 11. A situação da empresa enfrenta uma nova reviravolta, com o agravamento da queda das ações refletindo a sua atual perda de confiança no mercado, que resultou em uma desvalorização significativa do seu valor de mercado. O impacto dessa queda pode ser devastador para a empresa, que busca reverter a situação através do processo de recuperação judicial, mas enfrenta um caminho árduo para recuperar a confiança dos investidores. (Fonte: [])
Companhia aérea enfrenta queda nas negociações de ADRs
A Gol, companhia aérea brasileira, teve seus American Depositary Receipts (ADRs) suspensos nos Estados Unidos e suas ações excluídas de todos os índices da B3 (BVMF:B3SA3). Essa exclusão está prevista para acontecer após o fechamento do pregão de 30 de janeiro de 2024. As ações da Gol continuarão sendo negociadas normalmente, porém serão listadas na B3 sob outras condições a partir de hoje.
Ontem, as ações da Gol apresentaram uma significativa queda, após a empresa comunicar que a Justiça norte-americana aceitou interinamente o pedido de empréstimo Debtor-in-Possession (DIP), uma modalidade de crédito específica para empresas em situação financeira difícil. Isso foi apontado pela XP Investimentos (BVMF:XPBR31).
Tendência de queda após pedido de recuperação judicial nos EUA
De acordo com a Guide Investimentos, o mercado já esperava que, após o pedido de recuperação judicial nos EUA, a Gol seria excluída de todos os índices. Isso significa que todos os fundos de índice que possuem o papel terão que vendê-lo, o que consequentemente levará a uma desvalorização de seu preço, ressaltou a Guide. Houve reação negativa pelo rumor de que a companhia entraria no Chapter 11 e, por fim, após a confirmação do fato.
Após a empresa comunicar que o Tribunal dos EUA aprovou o acesso provisório à parcela inicial do financiamento na modalidade ‘devedor em posse’ (DIP), a Gol informou que buscará a aprovação final para acessar integralmente o financiamento em uma audiência que acontecerá nas próximas semanas. A empresa terá acesso à parcela disponibilizada pela Justiça até lá.
Com a aprovação, a Gol se comprometeu a honrar todos os compromissos com parceiros de negócios e fornecedores, além de pagar salários aos colaboradores. A empresa garantiu que as viagens e o programa de milhas seguirão normalmente.
Você quer ter acesso a informações financeiras completas sobre a Gol ou outra empresa? Acesse o InvestingPRO! Tenha até 50% de desconto na promoção de Ano Novo e use o cupom ‘INVESTIR’ para obter um desconto adicional de 10%. A oferta é válida até 31 de janeiro!
Fonte: © BR Investing
Comentários sobre este artigo