O vírus influenza foi detectado em paciente dos EUA após contato com leite de vaca infectada. (139 caracteres)
Recentemente, foi confirmado um caso de gripe aviária em um indivíduo residente na Califórnia, nos Estados Unidos, que teve contato com aves contaminadas pelo vírus H5N1.
No Brasil, a preocupação com a influenza aviária vem aumentando nos últimos meses, com relatos de surtos em diversos estados do país. A população deve ficar atenta aos sintomas da doença e seguir as orientações dos órgãos de saúde para prevenir a propagação do vírus H5N1.
Gripe Aviária: Novo Caso de Infecção nos EUA
O paciente está recebendo tratamento e o único sintoma detectado foi inflamação nos olhos, afirmou o CDC. Segundo o jornal americano ‘Washington Post’, o paciente foi testado na semana passada e teve contraprova confirmando a infecção no final de semana.
Este é o segundo caso de infecção de uma pessoa pela cepa H5N1 da influenza aviária nos Estados Unidos nas últimas semanas, após autoridades de saúde estaduais e nacionais do país detectarem vacas infectadas com o vírus em fazendas produtoras de leite em cinco estados do país: Texas, Kansas, Idaho, Michigan e Novo México.
De acordo com o CDC do Texas, o paciente que testou positivo para a gripe aviária teve contato direto com uma vaca infectada.
O CDC afirmou que esta infecção não altera a avaliação do risco para a saúde humana da gripe aviária H5N1 para o público em geral dos EUA, que considera ser baixo. No entanto, a agência de saúde disse que pessoas expostas a aves ou animais infectados ou a ambientes contaminados por eles têm maior risco de infecção.
Novo Caso de Infecção por Gripe Aviária nos EUA
Influenza aviária, H5N1. O paciente recebeu tratamento e apresentou inflamação nos olhos como único sintoma, conforme relatório do CDC. Informações revelam que o paciente foi submetido a testes na semana anterior e teve a confirmação da infecção no final de semana.
Houve um segundo registro de infecção por cepa H5N1 da influenza aviária nos EUA recentemente, após constatação de vacas infectadas com o vírus em fazendas de cinco estados: Texas, Kansas, Idaho, Michigan e Novo México, por autoridades de saúde estaduais e nacionais.
O CDC do Texas informou que o paciente com gripe aviária teve contato direto com uma vaca infectada.
A avaliação do risco para a saúde humana devido à infecção por gripe aviária H5N1 nos EUA não foi modificada pelo CDC, permanecendo considerado baixo para o público em geral. No entanto, a agência de saúde alerta que indivíduos expostos a aves ou animais infectados, bem como a ambientes contaminados por eles, estão mais suscetíveis à infecção.
Fonte: © G1 – Globo Mundo