Semana-de-frio em Brasília: termómetros atingirão até -6ºC na terça (27). Clima frio intensificará a partir da quinta. Temperatura baixa, efeitos-de-frio, vento-gelado, recorde-de-frio, massa-de-ar-polar, fase-de-gelo, fase-de-neve.
‘Coloca luvas, tira luvas’. O inverno chegou com tudo e os termômetros despencaram, trazendo consigo um intenso-frio que faz até os mais corajosos tremerem. É preciso se preparar para encarar o desafio do intenso-frio.
As ruas estão cobertas de neve e o vento cortante anuncia mais uma noite de baixas-temperaturas. Mesmo assim, os paulistanos não desanimam e enfrentam o intenso-frio com determinação. É hora de se agasalhar e encarar mais um dia gelado.
Previsão de Intenso Frio em São Paulo
Ela deve persistir até a próxima quinta-feira (29), conforme dados do Climatempo. Durante esse período, a cidade de São Paulo enfrentará uma semana de frio intenso, com a possibilidade de quebrar o recorde de menor temperatura do ano na terça-feira (27), quando os termômetros podem marcar cerca de 6ºC, com sensação térmica ainda mais baixa, especialmente devido ao vento gelado.
Massa de Ar Polar e Fase de Gelo
O intenso frio que assola São Paulo é resultado dos efeitos de uma massa de ar polar proveniente do Sul do país. Municípios como Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim, em Santa Catarina, já registraram neve no último fim de semana. Essa massa de ar gelado está se deslocando em direção a São Paulo e promete trazer baixas temperaturas nos próximos dias.
Temperaturas Baixas e Efeitos de Frio
Na terça-feira (27), a temperatura mínima pode chegar a 6°C, enquanto a máxima atingirá cerca de 16°C, com sol entre nuvens. A sensação térmica, porém, pode despencar para 3°C durante a madrugada. A previsão indica que a frente fria se dissipará na quarta-feira, com a temperatura começando a subir a partir de quinta-feira (29).
Preparativos para o Intenso Frio
Diante da previsão de frio intenso, é fundamental se preparar adequadamente. Além das recomendações habituais, como vestir roupas quentes, a Defesa Civil alerta para os riscos de doenças respiratórias durante o inverno. Portanto, é essencial evitar exposição prolongada ao frio, usar cobertores extras à noite e manter a higiene das mãos. O uso de aquecedores deve ser feito com cautela, evitando deixá-los ligados durante toda a noite e jamais improvisando fontes de calor como fogueiras ou fogões.
Fonte: @Olhar Digital