Alta de preços é a condição do Federal Reserve (Fed) para iniciar o ciclo de queda dos juros no país. Matérias-primas foram documento que compila o ritmo do último ciclo de queda e capacidade das empresas.
A última edição do Livro Bege, que reúne informações de contatos do Federal Reserve (Fed) em relação às condições econômicas nos 12 distritos do BC dos EUA, destacou, nesta última quarta-feira (17), que a inflação apresentou um cenário de estabilidade, com os aumentos de preços se mantendo em níveis moderados.
Os dados mostram que, apesar de alguns setores registrarem um aumento modesto nos preços, de maneira geral, a inflação segue controlada, refletindo a dinâmica econômica atual. Essa trajetória sugere um equilíbrio nos índices de preços, o que pode impactar diretamente a tomada de decisões do Fed e as perspectivas para a economia nos próximos meses.
Documenta que Compila Dados Sobre a Inflação
Levar a inflação para a meta de 2% ao ano é a condição estabelecida pelo Federal Reserve (Fed) para iniciar o ciclo de queda dos juros no país. O ritmo do último documento que compila dados sobre a economia revelou que os preços das matérias-primas foram mistos, com seis distritos reportando aumentos moderados nos preços de energia. No entanto, o que mais chamou a atenção foi o aumento dos preços de seguro, com diversos distritos observando aumentos acentuados, tanto para empresas quanto para proprietários de residências.
Aumento de Preços e Capacidade das Empresas
Houve relatos frequentes sobre a dificuldade na capacidade das empresas em repassar aumentos de custos para os consumidores, o que resultou em margens de lucro menores. Esse cenário foi refletido na dinâmica do mercado, com a maioria dos distritos indicando uma diminuição na habilidade das empresas em lidar com os aumentos de preços.
Em relação ao emprego, os dirigentes do Fed notaram um aumento modesto, com nove distritos mencionando crescimentos pequenos a muito modestos. A maioria dos distritos viu um aumento na oferta de trabalho e na qualidade dos candidatos a emprego, além de melhorias na retenção de funcionários. Alguns distritos, no entanto, apontaram reduções de pessoal em certas empresas, o que reflete a variabilidade do mercado de trabalho.
Inflação e Salários
Os salários aumentaram a um ritmo moderado em oito distritos, enquanto em quatro distritos os aumentos foram pequenos a modestos. Vários distritos observaram que as taxas de crescimento salarial recentemente retornaram aos seus níveis médios históricos. A expectativa era de que a demanda e a oferta de trabalho permanecessem estáveis, com modestos ganhos adicionais de emprego e uma continuação da moderação do crescimento salarial.
Por fim, a atividade econômica geral expandiu ligeiramente desde o final de fevereiro. Dez dos doze distritos experimentaram um crescimento econômico leve ou modesto, representando um aumento em relação ao relatório anterior. A perspectiva econômica foi cautelosamente otimista, com um aumento nas projeções para o futuro. O gasto do consumidor aumentou ligeiramente, apesar da fraqueza nos gastos discricionários, indicando uma sensibilidade contínua dos consumidores aos preços.
A atividade manufatureira registrou uma diminuição suave, com apenas três distritos reportando crescimento nesse setor. Houve pequenos aumentos na atividade de serviços não financeiros, enquanto a construção residencial teve um leve crescimento. Por outro lado, a construção não residencial permaneceu estável e a locação de imóveis comerciais teve uma leve queda. Este documento foi elaborado pelo Fed de Boston com informações coletadas até 8 de abril e não reflete indicadores divulgados posteriormente.
Fonte: @ Valor Invest Globo