A primeira lua cheia iluminará o céu na última semana do mês, sendo associada a diferentes culturas e tradições, incluindo dos nativos americanos na América do Norte.
A lua desempenha um papel fundamental em nosso cosmos, influenciando marés e estimulando a imaginação humana. No final de abril, seremos presenteados com mais uma lua rosa, conhecida como lua rosa, que iluminará o céu noturno com sua beleza mágica.
Como nosso mais próximo satélite natural, a lua desperta curiosidade e admiração em pessoas de todas as idades. Observar a lua em sua plenitude nos conecta com o universo e nos convida a refletir sobre a vastidão do espaço. A presença majestosa desse satélite natural inspira poetas, artistas e astrônomos em sua busca por compreender os mistérios do cosmos.
A Lua Rosa e sua Associação com as Culturas Nativas Americanas
Na realidade, o satélite natural que orbita nosso planeta, a lua, não adquire uma tonalidade rosa, apesar de seu nome sugestivo. A primeira lua cheia do ano, conhecida como lua rosa, tem suas raízes na América do Norte, devido a uma flor selvagem chamada Phlox Subulata que desabrocha nesta época. Essa associação sazonal feita pelos nativos americanos entre a flor Phlox e a lua cheia de abril levou ao nome ‘lua rosa’.
A diversidade cultural reflete-se nos diversos nomes atribuídos à lua ao redor do mundo. Além de ser chamada de lua rosa, ela recebe também outras designações, como lua da Páscoa, lua do ovo, lua do peixe e lua da colheita, entre outras.
A Lua Rosa de Abril de 2024 e sua Visibilidade
A lua rosa estará presente nos céus na noite de terça-feira, 23 de abril de 2024, alcançando seu ponto de maior iluminação às 7:49 p.m. no horário do leste (23:48 UTC). No entanto, a visibilidade desse fenômeno varia de acordo com a região geográfica.
Segundo a NASA, o espetáculo celeste em que a lua é totalmente iluminada pelo sol acontecerá na quarta-feira, 24 de abril, abrangendo diversas localidades a partir das zonas horárias do Reino Unido, Irlanda e Portugal até a linha de mudança de data internacional no Pacífico. A lua permanecerá cheia por aproximadamente três dias, desde a manhã de segunda-feira até a manhã de quinta-feira.
Horários de Observação da Lua Rosa em Diferentes Países
Para apreciar a beleza da lua rosa em toda a sua magnitude, o Time and Date fornece os horários em que estará mais brilhante em alguns países da América Latina e Espanha:
– México, Nicarágua, Costa Rica e El Salvador: 23 de abril às 17:48.
– Colômbia, Peru e Equador: 23 de abril às 18:48.
– Venezuela, Bolívia, Porto Rico, Chile e Paraguai: 23 de abril às 19:48.
– Argentina, Brasil e Uruguai: 23 de abril às 20:48.
– Espanha: 24 de abril às 1:48 da manhã.
A observação desse fenômeno não requer equipamentos especiais, sendo possível apreciá-lo a olho nu em locais afastados da poluição luminosa. No entanto, se desejar uma visão mais nítida, é indicado o uso de binóculos para admirar cada detalhe da lua rosa em sua plenitude.
Fonte: @ Nova Mulher